00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosário, Francisco José Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085359871925493pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Cícero Péricles de-
dc.contributor.referee2Antunes, Verônica Nascimento Brito-
dc.creatorVieira, Gustavo Hector Tenório-
dc.date.accessioned2023-06-13T17:40:54Z-
dc.date.available2023-05-14-
dc.date.available2023-06-13T17:40:54Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationVIEIRA, Gustavo Hector Tenório. Perfil setorial da economia criativa em Alagoas. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11526-
dc.description.abstractThe present work consists of a survey of data, based on a bibliographic review, on the sectoral profile of the creative economy in the state of Alagoas. The purpose of this research was to verify, from a mapping of the companies that operate in this sector, the investments, evolutions and processes of this market niche in that State. The methodology adopted was an exploratory and qualitative study based on the analysis in the cataloging document of companies classified in the Creative Economy sector in Alagoas by SEBRAE in 2021, whose portfolio presents 15 companies and their respective projects. The instrument used for data collection was divided into: profiles of enterprises and entrepreneurs; knowledge about the creative economy sector; entrepreneurs' experiences and business influences; starting and leveraging business in the creative economy sector; manpower needed by the creative economy sector and, finally; feedback from creative economy entrepreneurs. The results showed that the creative economy in Alagoas has sought space adaptations, with transitions to digital models, and that there are many challenges to be overcome from the implementation of targeted public policies, above all, in the audiovisual area, design, fashion, digital and cultural expressions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerfil setorialpt_BR
dc.subjectEconomia criativa - Alagoaspt_BR
dc.subjectImpactos econômicospt_BR
dc.subjectSectorial profilept_BR
dc.subjectCreative economypt_BR
dc.subjectEconomic Impactspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titlePerfil setorial da economia criativa em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um levantamento de dados, baseados em revisão bibliográfica, sobre o perfil setorial da economia criativa no estado de Alagoas. O intuito desta pesquisa foi verificar, a partir de um mapeamento das empresas que atuam nesse setor, os investimentos, evoluções e processos desse nicho de mercado no referido Estado. A metodologia adotada foi um estudo exploratório e qualitativo a partir da análise no documento de catalogação das empresas enquadradas no setor da Economia Criativa em Alagoas pelo SEBRAE em 2021, cujo portfólio apresenta 15 empresas e seus respectivos projetos. O instrumento utilizado para a coleta de dados esteve dividido em: perfis dos empreendimentos e dos empreendedores; conhecimentos sobre o setor da economia criativa; experiências dos empreendedores e as influências de negócios; início e alavancagem dos negócios do setor da economia criativa; mão de obra necessária ao setor de economia criativa e, por fim; feedback dos empreendedores da economia criativa. Os resultados demonstraram que a economia criativa em Alagoas tem buscado adequações de espaço, com transições para modelos digitais, e que existem muitos desafios a serem superados a partir da implementação de políticas públicas direcionadas, sobretudo, na área audiovisual, design, moda, digital e expressões culturais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perfil setorial da economia criativa em Alagoas.pdf848.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.