00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11487
Tipo: Dissertação
Título: A sala de aula e o mundo rural: um estudo sobre o ensino (des)contextualizado de sociologia em escolas rurais no sertão alagoano
Título(s) alternativo(s): The classroom and the rural world: a study on the (dis)contextualized teaching of sociology in rural schools in the hinterlands of Alagoas
Autor(es): Gomes, Fabiana Alves de Oliveira
Primeiro Orientador: Verçoza, Lúcio Vasconcellos de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Beatriz Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Leonardo Ferreira
Resumo: O presente trabalho possui a proposta de analisar e discutir a atuação docente no âmbito do ensino de Sociologia, tendo como universo de pesquisa, escolas rurais no estado de Alagoas que oferecem o ensino médio. A questão principal, mediante este estudo inédito, é analisar se o ensino de Sociologia no ensino médio em escolas rurais alagoanas considera o contexto rural no qual os estudantes estão inseridos ou se a escola reproduz visão de inferioridade histórica apregoada aos povos que vivem e trabalham no campo. Ou seja, será que a sala de aula é “esvaziada” da realidade local no âmbito do ensino de Sociologia? A prática do professor de Sociologia será observada, bem como o currículo e os métodos empregados no ensino, além das condições de trabalho e da formação acadêmica desses docentes que atuam nas referidas escolas. Também será necessário entender qual a visão desses professores sobre as especificidades de ensino da área/território onde eles estão inseridos e também qual a visão dos próprios estudantes sobre o ensino de Sociologia. O processo de consolidação do ensino de Sociologia no Brasil e em Alagoas, foi apresentado a fim de oferecer uma visão histórica acerca da institucionalização da disciplina no estado. A pesquisa alcançou todos os professores de Sociologia das 19 escolas rurais estaduais alagoanas, através da formação de um perfil desses profissionais, e deu ênfase na pesquisa de campo em duas escolas localizadas no sertão de Alagoas. A pesquisa de campo foi realizada numa perspectiva qualitativa de análise, evidenciada pelo uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas, norteadas pela metodologia da história oral e pela etnografia nas salas de aula. Os docentes que mediam o ensino nas escolas rurais utilizam os livros didáticos como único recurso didático nas salas de aula, não consideram ou tratam o ensino realizado na escola rural como necessário de ser contextualizado e apesar de demonstrarem conhecimento sobre as características da instituição, não veem muitas possibilidades de avanços educacionais dos estudantes oriundos das esferas campesinas. Com relação aos estudantes, torna-se claro após a realização de questionários e entrevistas, que a Sociologia é vista pela maioria como uma disciplina não fundamental para o desenvolvimento sistêmico da aprendizagem nos alunos e longe de estar sendo desenvolvida de forma a estar atrelada à realidade de vida compartilhada por eles.
Abstract: The present work has the proposal to analyze and discuss the teaching performance in the context of Sociology teaching, having as a research universe, rural schools in the state of Alagoas that offer high school. The main question is to, through this unique study, analyze whether the teaching of Sociology in high school in rural schools in Alagoas considers the rural context in which the students are inserted or if the school reproduces a vision of historical inferiority preached to the people who live and work in the countryside. In other words, is the classroom “emptied” from the local reality within the scope of Sociology teaching? The sociology teacher's practice will be observed, as well as the curriculum and methods used in teaching, in addition to the working conditions and academic training of these teachers who work in these schools. It will also be necessary to understand the view of these teachers on the specificities of teaching in the area/territory where they are inserted and also the view of the students themselves on the teaching of Sociology. The process of consolidation of the teaching of Sociology in Brazil and in Alagoas was presented in order to offer a historical view about the institutionalization of the discipline in the state. The research reached all Sociology teachers of the 19 rural state schools in Alagoas through the formation of a profile of these professionals, and emphasized field research in two schools located in the hinterland of Alagoas. The field research was carried out in a qualitative perspective of analysis, evidenced by the use of semi-structured interview scripts, guided by the methodology of oral history and ethnography in the classrooms. Teachers who mediate teaching in rural schools use textbooks as the only didactic resource in classrooms and do not consider or treat the teaching carried out in rural schools as necessary to be contextualized and despite demonstrating knowledge about the characteristics of the institution, they do not see many possibilities for educational advances for students from the peasant spheres. With regard to students, it becomes clear after conducting questionnaires and interviews that Sociology is seen by most as a discipline that is not fundamental to the systemic development of learning in students and is far from being developed in a way that is linked to reality. of life shared by them.
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino
Trabalho docente
Escolas rurais - Alagoas
Sociology - Study and teaching
Teaching work
Rural schools - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: GOMES, Fabiana Alves de Oliveira. A sala de aula e o mundo rural: um estudo sobre o ensino (des)contextualizado de sociologia em escolas rurais no sertão alagoano. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11487
Data do documento: 29-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.