00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Milson Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988423512971792pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Flávio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Silva, José Guido Dantas Lessa da-
dc.creatorFialho, Willbert Yvan Barbosa-
dc.date.accessioned2023-06-07T03:29:24Z-
dc.date.available2023-05-19-
dc.date.available2023-06-07T03:29:24Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationFIALHO, Willbert Yvan Barbosa. A construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música Rua da Frente. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11476-
dc.description.abstractThis piece of research aims to create a counterpoint for a seven-chords guitar in my song Rua da Frente. For this, I have developed themes and phrases based on choro music, by inverting chords and melody succession typical of the style, to created phrases and conduct the studied piece harmony. At first, I created spontaneously a counter point which was recorded in a cell application and later copied to see how the counter point was in relation to the main melody. The strategy for observing the counter point in the piece was by analyzing Schoenberg’s motifs, as well as the system of question and answer very typical of choro music. I have concluded it is possible to create a counter point by inverting chords, diversifying the melodicline between chromaticism, arpeggios and diatonics cales to avoid monotony in relation to the main melodicline. Finally, from this work a new product has come out: a clarinet sheet music, chords and seven-chord guitar counterpoint to publicise the work and suggest creations of counterpoint for choro music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Música - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolõespt_BR
dc.subjectPrática musicalpt_BR
dc.subjectContrapontopt_BR
dc.subjectSeven-Chords Guitarpt_BR
dc.subjectChoro Musicpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMusical Practicept_BR
dc.subjectCounterpointpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleA construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música Rua da Frentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar um contracanto/baixaria criado espontaneamente para violão de sete cordas na música autoral Rua da Frente. Para isso, foram desenvolvidos motivos e frases musicais baseados no estilo choro, utilizando inversão de acordes e condução melódica características do gênero para criar frases e estruturar a harmonia da peça em estudo. Inicialmente, foi criado um contracanto de forma espontânea; esse material foi gravado por meio do celular, em aplicativo nativo de gravação, e depois transcrito, no intuito de observar como o contracanto comporta-se em relação à melodia principal. A estratégia utilizada para observar o comportamento do contracanto no decorrer da peça foi a análise dos motivos, com base no conceito de motivos de Schoenberg, bem como pela questão estilística do sistema de pergunta e resposta, bastante comum no choro. Como resultado, concluiu-se que é possível construir o contracanto inversões de acordes, principalmente de primeira inversão, diversificando a linha melódica entre cromatismos, arpejos e escalas diatônicas, a fim de evitar monotonia em relação à melodia principal. Por fim, desta pesquisa, surgiu um produto: uma partitura contendo melodia para clarinete, cifra para acompanhamento e contracanto para violão de sete cordas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música rua da frente.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.