Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fireman, Milson Casado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1988423512971792 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Flávio Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Guido Dantas Lessa da | - |
dc.creator | Fialho, Willbert Yvan Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T03:29:24Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19 | - |
dc.date.available | 2023-06-07T03:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | FIALHO, Willbert Yvan Barbosa. A construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música Rua da Frente. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11476 | - |
dc.description.abstract | This piece of research aims to create a counterpoint for a seven-chords guitar in my song Rua da Frente. For this, I have developed themes and phrases based on choro music, by inverting chords and melody succession typical of the style, to created phrases and conduct the studied piece harmony. At first, I created spontaneously a counter point which was recorded in a cell application and later copied to see how the counter point was in relation to the main melody. The strategy for observing the counter point in the piece was by analyzing Schoenberg’s motifs, as well as the system of question and answer very typical of choro music. I have concluded it is possible to create a counter point by inverting chords, diversifying the melodicline between chromaticism, arpeggios and diatonics cales to avoid monotony in relation to the main melodicline. Finally, from this work a new product has come out: a clarinet sheet music, chords and seven-chord guitar counterpoint to publicise the work and suggest creations of counterpoint for choro music. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Música - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violões | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Contraponto | pt_BR |
dc.subject | Seven-Chords Guitar | pt_BR |
dc.subject | Choro Music | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Musical Practice | pt_BR |
dc.subject | Counterpoint | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.title | A construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música Rua da Frente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar um contracanto/baixaria criado espontaneamente para violão de sete cordas na música autoral Rua da Frente. Para isso, foram desenvolvidos motivos e frases musicais baseados no estilo choro, utilizando inversão de acordes e condução melódica características do gênero para criar frases e estruturar a harmonia da peça em estudo. Inicialmente, foi criado um contracanto de forma espontânea; esse material foi gravado por meio do celular, em aplicativo nativo de gravação, e depois transcrito, no intuito de observar como o contracanto comporta-se em relação à melodia principal. A estratégia utilizada para observar o comportamento do contracanto no decorrer da peça foi a análise dos motivos, com base no conceito de motivos de Schoenberg, bem como pela questão estilística do sistema de pergunta e resposta, bastante comum no choro. Como resultado, concluiu-se que é possível construir o contracanto inversões de acordes, principalmente de primeira inversão, diversificando a linha melódica entre cromatismos, arpejos e escalas diatônicas, a fim de evitar monotonia em relação à melodia principal. Por fim, desta pesquisa, surgiu um produto: uma partitura contendo melodia para clarinete, cifra para acompanhamento e contracanto para violão de sete cordas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A construção de um acompanhamento para violão de sete cordas na música rua da frente.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.