00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lins, Maria Alcina Terto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970520526936940pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcia Iara Costa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927620156129865pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325604719538166pt_BR
dc.creatorLima, Luiz Eduardo Pereira de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-07T03:19:19Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-06-07T03:19:19Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationLIMA, Luiz Eduardo Pereira de Oliveira. Educação de surdos: os desafios históricos para a efetivação de direitos sociais da população surda. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11474-
dc.description.abstractDeaf people went through a violent denying of rights process, for expressing and interpreting the world by a visual-spacial language, however not being recognized by the State for centuries, the sign languages are the brand of a community’s resistance. Punished for the sign communication prohibition, chased, violated and deceased, deaf people were only considered able to have a social life by speaking. Under this pattern of listener’s domination, many of them were condemned to dehumanization by the negation of education. With the objective in understanding the social and historical of deaf education in Brazil and worldwide, It intends reflecting the condition of deaf people in their cultural and linguistic singularities, especially against a society that produces and reproduces expressed inequalities in the scholar life and inaccessible to the rest of their social rights. Mediated by the qualitative methodology of documental analysis, as well as through the bibliographic research, are presented appointments of the important relationship between State and society and their contradictions against the urgent demand of a deaf education lined in the constitutional right to human dignity. With the finality to infer about the reality of the deaf education process in the world and in Brazil, a critical reflection is revealed up to the right of education and it’s political emancipatory role, at the same time it consume itself, in a critical way, questions about communicational accessibility and inclusion nowadays.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação dos Surdospt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.subjectPolitical Emancipationpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSign Languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleEducação de surdos: os desafios históricos para a efetivação de direitos sociais da população surdapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPessoas surdas passaram por um violento processo de negação de direitos, por se expressar e interpretar o mundo através de uma língua visual-espacial. Embora não reconhecida pelo Estado por longos séculos, as línguas de sinais são marcas da resistência de comunidades surdas espalhadas por todo o mundo. Punidas pela proibição da comunicação por sinais, perseguidas, violentadas e mortas, pessoas surdas só eram consideradas reabilitadas para a vida social mediante a fala. Sob esse padrão de dominação ouvintista, muitas delas foram condenadas à desumanização através da negação da educação. Com o objetivo de entender o processo social e histórico da educação de surdos pelo mundo e no Brasil, pretende-se refletir a condição da pessoa surda em sua singularidade cultural e linguística, sobretudo diante de uma sociedade produtora e reprodutora de desigualdades expressas na vida escolar e inacessível a demais direitos sociais. Mediada pela metodologia qualitativa de análise documental, juntamente com a realização de pesquisa bibliográfica, são apresentados apontamentos da importante relação entre Estado e sociedade e suas contradições diante da demanda urgente de uma educação de surdos, pautada no direito constitucional à dignidade humana. Com a finalidade de inferir a respeito da realidade do processo educacional de surdos no mundo e no Brasil, é revelada uma reflexão crítica frente ao direito à educação e seu papel emancipatório político, ao mesmo tempo que se consuma, de forma crítica, questionamentos sobre acessibilidade comunicacional e inclusão na atualidade.pt_BR
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