00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Müller Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692288738353942pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Wagnner José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642873222020222pt_BR
dc.creatorSilva, Josefa Caroline da-
dc.date.accessioned2023-06-07T02:58:48Z-
dc.date.available2023-05-16-
dc.date.available2023-06-07T02:58:48Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Josefa Caroline da. O uso das tecnologias digitais de informação e da comunicação no ensino de parasitologia para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática e proposta metodológica. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11470-
dc.description.abstractEducational institutions have a significant demand from students with some type of disability, and the use of Assistive Technologies emerges significantly in the process of learning, communication and accessibility. In the area of Parasitology, the teaching of its contents permeates the use of visuality, whether in observing the life cycles of parasites, as well as in the morphology of organisms, excluding people with visual impairment from the teachinglearning process. This work is composed of two independent but complementary parts. In the first, a Systematic Review of the Literature is presented in order to identify previously published works that address the Teaching of Parasitology for visually impaired students, through Digital Information and Communication Technologies in the spheres of elementary, secondary and higher education. Consecutively, after obtaining the results, the suggestion of a methodological proposal for an Inclusive Laboratory of Parasitology, called LabPARAtodos, from the Federal University of Alagoas, which develops the audio description of parasitological slides for quality learning in the discipline of Parasitology, providing a welcoming environment. and realistic as possible. The research showed that materials related to the theme were not obtained, highlighting a gap in the description of methodological alternatives for teaching Parasitology content for blind students, through TIDCs. The laboratory emerged as a proposal for the audio description of images of standardized parasitic life forms, aiming at transforming the visual into imagery. Thus, the research hopes to make a significant contribution to pedagogical thinking, aiming at joining inclusion and the teaching of Parasitology, in understanding the specific and joint needs of students with visual impairments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno da visãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectVisually Impairedpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectParasitologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais de informação e da comunicação no ensino de parasitologia para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática e proposta metodológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs instituições de ensino possuem uma demanda significativa de alunos com algum tipo de deficiência, a utilização de Tecnologias Assistivas emerge de forma significativa no processo de aprendizagem, comunicação e acessibilidade. Na área da Parasitologia, o ensino de seus conteúdos perpassa pelo uso da visualidade seja na observação dos ciclos de vidas dos parasitos, bem como na morfologia dos organismos, excluindo do processo de ensinoaprendizagem pessoas como deficiência visual. O presente trabalho é composto de por duas partes independentes, mas complementares. Na primeira, apresenta-se uma Revisão Sistemática da Literatura em prol da identificação de trabalhos já publicados que abordem o Ensino de Parasitologia para alunos com deficiência visual, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas esferas de ensino fundamental, médio e superior. Consecutivamente, surge após a obtenção dos resultados a sugestão de uma proposta metodológica de um Laboratório Inclusivo de Parasitologia, denominado LabPARAtodos, da Universidade Federal de Alagoas, que desenvolve a audiodescrição de lâminas parasitológicas para uma aprendizagem de qualidade na disciplina de Parasitologia proporcionando um ambiente acolhedor e realista na medida do possível. A pesquisa evidenciou a não obtenção de materiais referente à temática, destacando uma lacuna na descrição de alternativas metodológicas para ensino dos conteúdos de Parasitologia para alunos cegos, por meios das TIDCs. Surgindo o laboratório como proposta de audiodescrição de imagens das formas de vida parasitária padronizada, visando a transformação do visual em imagético. Assim, a pesquisa espera contribuir de forma significativa no pensamento pedagógico, visando a junção da inclusão e o ensino de Parasitologia, na compreensão das necessidades específicas e conjuntas dos alunos portadores de deficiência visual.pt_BR
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