00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.contributor.referee2Farias, Antônio José Ornellas-
dc.contributor.referee3Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da-
dc.creatorSilva, Cibele Correia da-
dc.date.accessioned2023-06-06T02:53:50Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-06-06T02:53:50Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationSILVA, Cibele Correia da. Ensino de física e o combate ao negacionismo científico no ensino médio. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11459-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how the Physics teacher can/should do to combat scientific denialism in the context of High School. It is known that one of the great challenges of science is to develop methods that make it possible to understand reality, differentiating from dogmatic issues and guesswork. Thus, there is a need to verify how the Physics teacher can contribute to high school students to have knowledge about the concepts and physical performance in their daily lives, making learning meaningful. Denialism has become a retrograde and reactionary attitude that consists of denying something that is part of the broad consensus. Examples of denialism are the idea that science is built by geniuses, that women do not have the capacity to be scientists and the only culture capable of producing science is the Eurocentric one. Through bibliographic research with secondary data collection, in books, scientific articles and academic works, seeking to understand what scholars say about the role of the teacher and the school in the fight against scientific denialism. Faced with the different types of denialism: epistemological, political and humanitarian, it is concluded that it is a harmful measure to the collectivity and intentional, being harmful to democracy and coexistence in society. Misconceptions about science contribute to the risk to the health and physical integrity of human beings, such as the denial of the effectiveness of vaccines and preventive measures against covid-19.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDenialismpt_BR
dc.subjectScientificpt_BR
dc.subjectDamagept_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino de física e o combate ao negacionismo científico no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePhysics teaching and the fight against scientific negationism in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem o objetivo de analisar como o professor de Física pode/deve fazer para combater o negacionismo científico no âmbito do Ensino Médio. Sabe-se que um dos grandes desafios da ciência é desenvolver métodos que possibilitem a compreensão da realidade, se diferenciando de questões dogmáticas e achismos. Assim, surge a necessidade de verificar como o professor de Física pode contribuir para que os alunos do ensino médio tenham conhecimento sobre os conceitos e suas correspondentes significações em física no seu dia a dia, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa. O negacionismo tem se tornado uma atitude retrógrada e reacionária que consiste em negar algo que está inserido no consenso amplo. São exemplos de negacionismo, a ideia de que a ciência somente é construída por gênios, que mulheres não possuem capacidade para ser cientistas e a única cultura capaz de produzir ciência e a eurocêntrica. A metodologia aqui adotada inclui pesquisa bibliográfica com coleta de dados secundários, em livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos, buscando compreender o que dizem os estudiosos sobre o papel do professor e da escola no combate ao negacionismo científico. Diante dos diversificados tipos de negacionismo, quais sejam, o epistemológico, o político e o humanitário, conclui-se que se trata de uma medida prejudicial à coletividade, além de ser intencional, sendo lesivo para a democracia e a convivência em sociedade. Ideias errôneas sobre a ciência contribuem para o risco à saúde e à integridade física dos seres humanos, como é o caso da negação da eficácia de vacinas e medidas preventivas contra o covid-19.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de física e o combate ao negacionismo científico no ensino médio.pdf927.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.