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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11457
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma abordagem de noções de programação e simulação computacional para a física do ensino médio através do software Scratch: gamificando órbitas planetárias |
Título(s) alternativo(s): | An approach to programming notions and computer simulation for teaching physics medium through Scratch software: gamifying planetary orbits |
Autor(es): | Omena, Vinícius Amorim Alves |
Primeiro Orientador: | Lira, Sérgio Henrique Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Guilherme Martins Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Uéslen Rocha |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Wagner Ferreira da |
Resumo: | Um grande desafio no ensino de Física está no ensino e aprendizagem de fenômenos de difícil visualização no mundo real. O uso de simulações computacionais e laboratórios virtuais são de grande valia no ensino de Física, uma vez que possibilitam a observação, em alguns minutos, de fenômenos que levariam horas, dias, ou anos em tempo real. O presente trabalho apresenta novas metodologias para o ensino de gravitação e órbitas planetárias no Ensino Médio através de uma simulação computacional em forma de um vídeo game batizado de The Orbit1 produzido pelo autor através da plataforma digital Scratch. O jogo simula a lei da gravitação universal no espaço sideral com três objetos: uma estrela como o Sol no centro do referencial, um planeta como a Terra capaz de orbitar a estrela e uma nave com propulsão ativada pelo jogador. Ao longo da dissertação são apresentadas as equações, os algoritmos e as propostas metodológicas a serem utilizadas em conjunto com o jogo. Ademais, nenhuma proposta metodológica passou pela etapa de pesquisa educacional, fazendo-se necessário, estudos posteriores. |
Abstract: | A major challenge in Physics teaching is to approach phenomena that are difficult to visualize in the real world. The use of computer simulations and virtual laboratories are of great value in Physics teaching, since they allow the observation, in a few minutes, of phenomena that would take hours, days, or years in real time. The present work presents new methodologies for teaching gravitation and planetary orbits in high school classes through a computer simulation in the form of a video game called The Orbit2 produced by the author through the digital platform Scratch. The game simulates the law of universal gravitation in outer space with three objects: a star like the Sun at the center of the frame, an Earth-like planet capable of orbiting the star and a ship with player-activated propulsion. Throughout the dissertation, equations, algorithms and methodological proposals to be used together with the game are presented. Furthermore, no methodological proposal went through the educational research stage, making further studies necessary. |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Jogos para computador Scratch (Linguagem de programação de computador) Physics teaching Computational games Scratch Orbital dynamics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | OMENA, Vinícius Amorim Alves. Uma abordagem de noções de programação e simulação computacional para a física do ensino médio através do software Scratch: gamificando órbitas planetárias. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11457 |
Data do documento: | 21-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
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