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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11449
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Química dos alimentos no ensino médio: uma revisão da literatura sobre metodologias alternativas para o conhecimento químico |
Título(s) alternativo(s): | Food chemistry in high school: a literature review on alternative methodologies for chemical knowledge |
Autor(es): | Santos, Wanessa Rafaella Oliveira da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Vitória Cristina Pereira de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Francyelle Moura de |
Resumo: | A Química é uma ciência que necessita ser contextualizada para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. A Química dos Alimentos busca desvendar a composição química dos alimentos naturais e sintéticos, além estudar os processos químicos que acontecem neles. Esse trabalho tem como foco estimular o ensino da Química por meio da contextualização, desenvolvendo metodologias de ensino baseadas no protagonismo dos alunos, gerando assim uma visão mais ampla sobre a teoria abordada e os auxiliando a encontrar soluções em situações cotidianas. Os dados dessa pesquisa foram coletados através de produções textuais e documentos oficiais e desse levantamento foram relacionadas diversas estratégias, abordando assuntos voltados à contextualização da Química de uma forma mais consistente, através dos alimentos. A realização desse trabalho facilitou a apresentação de métodos didáticos que propiciam um ensino mais atrativo aos estudantes, utilizando os alimentos como fonte de entendimento em relação à Química, despertando seu interesse pela compreensão das estruturas químicas e seus componentes. |
Abstract: | Chemistry is a science that needs to be contextualized to arouse students' interest and promote meaningful learning. Food Chemistry seeks to unravel the chemical composition of natural and synthetic foods, in addition to studying the chemical processes that take place in them. This work focuses on stimulating the teaching of Chemistry through contextualization, developing teaching methodologies based on the students' protagonism, thus generating a broader view of the theory addressed and helping them to find solutions in everyday situations. The data of this research were collected through textual productions and official documents and from this survey several strategies were related, addressing subjects aimed at the contextualization of Chemistry in a more consistent way, through food. The realization of this work facilitated the presentation of teaching methods that provide a more attractive teaching to students, using food as a source of understanding in relation to Chemistry, arousing their interest in understanding chemical structures and their components. |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino Ensino médio Metodologia Alimentos Chemistry Food Methodologies Learning Contextualization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Wanessa Rafaella Oliveira da Silva. Química dos alimentos no ensino médio: uma revisão da literatura sobre metodologias alternativas para o conhecimento químico. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11449 |
Data do documento: | 10-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
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