00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939008930884704pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Adilson Rocha-
dc.creatorOliveira, Pedro Lucas Santos de-
dc.date.accessioned2023-06-01T19:37:45Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2023-06-01T19:37:45Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pedro Lucas Santos de. Fundamentos de game design na docência em educação física escolar: contributos didático-pedagógicos. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11431-
dc.description.abstractThe objective of this work was to build a pedagogical didactic planning based on the fundamentals of game design. This is a qualitative study, with a participatory observational approach. Population of 6th grade students at Mario Broad State School aged 11 to 12 years. From the objective of the research, the students developed a game based on the fundamentals of game design and took it to the court. The research had 7 interventions, where each intervention was approached 1 or 2 fundamentals of the game design. The interventions were carried out in the classroom, auditorium and court. The fundamentals served as the basis for the game, but led students to discussions relevant to society. The technology allied to Physical Education can re-signify the teaching methods and give another technological identity to the classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFerramentas de ensinopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching toolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleFundamentos de game design na docência em educação física escolar: contributos didático-pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi construir um planejamento didático-pedagógico com base nos fundamentos de game design. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem observacional participativa. População de estudantes do 6° ano da escola Estadual Mario Broad com idade de 11 a 12 anos. A partir do objetivo da pesquisa os estudantes desenvolveram um jogo baseado nos fundamentos do game design e o levaram para a quadra. A pesquisa contou com 7 intervenções, onde em cada intervenção foi abordado 1 ou 2 fundamentos do game design. As intervenções foram realizadas na sala de aula, auditório e quadra. Os fundamentos serviam como base no jogo, mas levava aos alunos discussões relevantes para a sociedade. A tecnologia aliada à Educação Física pode ressignificar os métodos de ensino e dar mais uma identidade tecnológica para as aulas.pt_BR
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