00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.creatorSantana, Ronivon Agostinho de-
dc.date.accessioned2023-05-31T20:23:53Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-31T20:23:53Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSANTANA, Ronivon Agostinho de. Discutindo as atividades do livro didático de geografia do 9º ano. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11416-
dc.description.abstractThis work analyzes the exercises present in a Geography textbook for the 9th grade of Elementary School (Araribá Mais Geografia da Editora Moderna, 2018), as well as discusses the importance of this resource in the classroom, considering that the school book presents easier access to public school students. Furthermore, it addresses the National Textbook Program (PNLD); how important it is to choose a book and also the participation of teachers in choosing it, since it is a material that will be used by them in their pedagogical practice. Furthermore, some questions were addressed regarding ways of using this didactic resource in Geography classes, in order to, in a didactic way, further enrich the class. The research for carrying out this work was carried out through the following methodological procedures: bibliographic survey, that is, readings of articles, books and academic works. The results of the analyzes of that collection were satisfactory, as they bring criticality, giving the student the opportunity to answer no automatically. The importance of this work is to provide a critical look at the activities proposed by the book, using them to contribute to the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectGeografia - Livro didáticopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBook of Geographypt_BR
dc.subjectCriticality of activitiespt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectHistory of the textbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleDiscutindo as atividades do livro didático de geografia do 9º anopt_BR
dc.title.alternativeDiscussing the activities of the 9th grade geography textbookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise dos exercícios presentes em um livro didático de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental (Araribá Mais Geografia da Editora Moderna do ano de 2018), assim como discorre acerca da importância deste recurso em sala de aula, tendo em vista que o livro escolar apresenta mais facilidade de acesso aos alunos da rede pública de ensino. Ademais, aborda-se sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); de como é importante a escolha de um livro e também a participação dos professores para escolha do mesmo, visto que se trata de um material que será utilizado por eles em sua prática pedagógica. Outrossim, abordou-se algumas questões referentes às formas de como utilizar este recurso didático nas aulas de Geografia, a fim de, de forma didática, enriquecer ainda mais a aula. A pesquisa para realização deste trabalho foi realizada através dos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, ou seja, leituras de artigos, livros e trabalhos acadêmicos. Os resultados das análises da referida coleção foram satisfatórios, pois trazem consigo a criticidade, dando oportunidade de o aluno responder não de forma automática. A importância deste trabalho é proporcionar um olhar crítico para as atividades que são propostas pelo livro, utilizando-se das mesmas para contribuição no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discutindo as atividades do livro didático de geografia do 9.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.