00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roseline Vanessa Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443235764762267pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen-
dc.contributor.referee2Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee3Ramos, Diana Helene-
dc.creatorViana, Manuela Miranda Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180752634723172pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T22:28:48Z-
dc.date.available2023-05-09-
dc.date.available2023-05-30T22:28:48Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.citationVIANA, Manuela Miranda Vasconcelos. Criança_corpo_cidade: olhares para a experiência infantil na cidade de Maceió-AL. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11398-
dc.description.abstractThis master's thesis aims to investigate the relationship between children and urban space to reflect the importance of their presence and participation in the city. In the face of the contemporary way of life, in which the private space is most appreciated, and children are increasingly being confined at home, schools, and consumption spaces, their presence in public spaces is shown as a subversive practice to the city that attempts to segregate, restrict, and delimits. In this way, the central argument of this study is based on the idea that children, through their playful, transgressive, and creative behaviors of experiencing spaces and life, may indicate a possibility for other ways of inhabiting cities. The research has a theoretical and historical approach with concepts, projects, and urban policies that have been shaping the child-city relationship, mainly in the Brazilian context. It also experiments with some research methods with children. Therefore, some activities were carried out with a group of children living in the city of Maceió-AL to understand their issues and perceptions about the urban environment. The children have shared aspects of their social context and how they feel about their experiences in the city. The study reveals that children’s participation and presence in the public space, besides being a right, are conditions for the construction of collective relationships, the awareness of their social responsibility, and the commitment to the urban transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectEspaços públicos – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectUrban experiencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleCriança_corpo_cidade: olhares para a experiência infantil na cidade de Maceió-ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as crianças e o espaço urbano de forma a refletir sobre a importância da sua presença e participação na construção e apropriação das cidades. Diante do modo de vida contemporâneo, em que as crianças tendem a estar cada vez mais confinadas em casa, escolas e espaços de consumo, a presença delas nos espaços públicos mostra-se como uma prática subversiva à um modelo de cidade que segrega, restringe e delimita. Dessa forma, o argumento central deste estudo baseou- -se na ideia de que as crianças, através de suas formas lúdicas, transgressoras e criativas de vivenciar os espaços e a vida, podem indicar uma possibilidade para outras formas de habitar as cidades. A pesquisa tem uma abordagem teórica e histórica com conceitos, projetos e políticas urbanas que vêm moldando a relação criança-cidade, principalmente no contexto brasileiro. Além disso, experimentou-se alguns procedimentos metodológicos com um grupo de crianças residentes na cidade de Maceió-AL, a fim de compreender suas percepções sobre os territórios em que vivem. As crianças compartilharam aspectos de seus contextos sociais e como se sentem em relação a suas experiências na cidade. Em síntese, o estudo revela que a participação e a presença das crianças nos espaços públicos, além de ser um direito, são condições para a construção de relações coletivas, para a consciência de sua responsabilidade social e para o compromisso com a transformação urbana.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criança_corpo_cidade - olhares para a experiência infantil na cidade de Maceió-AL.pdf5.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.