00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Macêdo, Gabriel Fortes Cavalcanti de-
dc.contributor.referee2Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.creatorGomes, Pedro Henrique Matias Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138377933521890pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-26T20:51:48Z-
dc.date.available2023-05-09-
dc.date.available2023-05-26T20:51:48Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationGOMES, Pedro Henrique Matias Marques. O Role-Playing-Game enquanto ferramenta facilitadora de estratégias argumentativas. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11359-
dc.description.abstractThe current dissertation addresses the argumentation process in an Elementary School context, through the use of a Role-Playing-Game (RPG) as an interventional tool with the objective of favoring improvements in the quality of players' arguments, through a Historical-Cultural perspective. The results obtained through the intervention, recorded on video and transcribed, were submitted to a qualitative analysis of micro genetic nature. There was an improvement in the argument’s flow, as well as in aspects such as social integration, self-control, etc. However, the research has its limitations in relation to the systematization of data gathering and analysis. There were better results related to social skills than to argumentation, the target skill of this research. Finally, it is worth considering that, since the target of the intervention was the argumentative process, there was a lack of saturating the game with situations that could trigger arguments. Other issues were pointed out in a specific topic for this purpose throughout the text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectRole-Playing-Gamept_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO Role-Playing-Game enquanto ferramenta facilitadora de estratégias argumentativaspt_BR
dc.title.alternativeThe Role-Playing-Game as a facilitating tool for argumentative skillspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o processo de argumentação em contexto de Ensino Fundamental, através do uso de um jogo em modelo de RPG (Role-Playing-Game) enquanto ferramenta de intervenção com objetivo de favorecer melhorias na qualidade da argumentação dos jogadores, sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados obtidos através da intervenção, registrados em vídeo e transcritos, foram submetidos a uma análise qualitativa de caráter microgenético. Observou-se uma melhoria no fluxo de argumentação, assim como em aspectos como integração social, autocontrole e etc. Contudo, a pesquisa conta com limitações em relação a sistematização da coleta e análise dos dados. Observa-se melhores resultados relacionados a habilidades sociais do que para a argumentação, alvo dessa pesquisa. Por fim, vale considerar que, visto que o alvo da intervenção era o processo argumentativo, houve a falta de saturar o jogo com situações que fossem disparadoras de argumentação. Outras questões são apontadas em tópico específico para tal finalidade no decorrer do texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Role-Playing-Game enquanto ferramenta facilitadora de estratégias argumentativas.pdf3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.