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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11358
Tipo: | Dissertação |
Título: | O salto para a experiência simbólica: um estudo sobre a mediação do educador na comunicação com bebês na creche |
Título(s) alternativo(s): | The leap for a symbolic experience: a study about the mediation of the aducator in communication with infants in the nursery |
Autor(es): | Araújo, Erika Patrícia Gama |
Primeiro Orientador: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdízia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
Resumo: | Com a formalização da educação Infantil enquanto primeira etapa da educação básica, abre-se um alerta para a preparação dos educadores que trabalham nas creches. Reconhecemos esse alerta e destinamos esta dissertação para discutir questões relacionadas com a caracterização do ato educacional exercido nas creches, na expectativa de reverter o predomínio do assistencialismo historicamente observado nesses espaços. Esta dissertação integra três etapas de investigação: iniciamos com uma análise de documentos fundamentais que regulamentam a Educação Infantil, com destaque para os espaços das creches. O objetivo dessa análise foi discutir sobre atribuições do profissional que trabalha com Educação Infantil. A segunda etapa consistiu em uma análise de artigos levantados em banco de dados virtuais que abordam a relação entre desenvolvimento e Educação Infantil. O objetivo desse estudo bibliográfico foi destacar como diferentes posições epistemológicas sobre o desenvolvimento humano repercutem na proposição de diferentes práticas pedagógicas na Educação Infantil. Na terceira e última etapa, realizamos uma pesquisa de campo com o objetivo de investigar recursos conceptuais e materiais utilizados por educadores para interpretar processos comunicativos envolvendo bebês. Seis educadores participaram desta pesquisa. Como procedimento metodológico apresentamos duas cenas, uma em vídeo, que focalização a interação como um adulto. A outra cena consistiu em uma descrição fictícia da hora do sono dos bebês na creche. Os objetivos foram a) investigar recursos que os educadores utilizam para caracterizar a comunicação e b) analisar recursos utilizados para lidar com comunicação em situação de conflito, respectivamente. Com esse procedimento fomentamos a produção de narrativas escritas dos participantes. Nos resultados destacamos um contraste entre duas orientações dos recursos conceptuais para explicar a comunicação envolvendo bebês: 1) a observação/descrição das ações do corpo; b) o salto para simbolização (interpretação das ações). Na discussão desses resultados, relacionamos a primeira orientação com as práticas assistencialistas e a segunda como caminho para a caracterização do ato educacional na creche. Defendemos essa posição com o argumento no qual as operações simbólicas, ativadas nos processos comunicativos, pressupõem oportunidades para envolver bebês em experiências culturais diversificadas. Concluímos ratificando o alerta para a preparação dos educadores, considerando-se implicações éticas das suas interpretações para o desenvolvimento dos bebês. Finalizamos com o argumento sobre a possibilidade de prepará-los para essas interpretações e, dessa forma, instrumentalizá-los para a intenção educativa, indicada na BNCC orientação pedagógica para a Educação Infantil. |
Abstract: | With the formalization of early childhood education as the first stage of basic education, an alert is raised for the preparation of educators who work in day care centers. We recognize this alert, and we intend this dissertation to discuss questions related to the characterization of the educational act carried out in day care centers. Our expectation was to change the predominance of welfarism historically observed in these spaces. This dissertation integrates three stages of investigation: we begin with an analysis of fundamental documents that regulate Early Childhood Education, with emphasis on the day care centers. The aim of this analysis was to discuss the attributions of the professional who works with Early Childhood Education. The second stage consisted of an analysis of articles it was founding in a virtual database that address the relationship between development and Early Childhood Education. The aim of this bibliographical study was to highlight how different epistemological positions on human development change the proposition of pedagogical practices in Early Childhood Education. In the third and final stage, we carried out field research with the aim of investigating conceptual and material resources used by educators to interpret communicative processes involving babies. Six teachers participated in this research. As a methodological procedure, we present two scenes: one on video, which focus on the interaction of a child with an adult. The other scene consisted of a fictitious description of the babies' sleep time in the day care center. The aims were a) to investigate resources that educators use to characterize communication and b) to analyze resources used to deal with communication in conflict situations, respectively. With this procedure, we encourage the production of written narratives by the participants. In the results, we highlight a contrast between two orientations of conceptual resources to explain communication involving babies: 1) observation/description of body actions; b) the jump to symbolization (interpretation of actions). In the discussion of these results, we relate the first guideline with care practices and the second to characterize the educational act in the day care center. We defend this position with the argument that symbolic operations, carrying out in communicative processes, presuppose opportunities to involve babies in diversified cultural experiences. We conclude by ratifying the alert for the preparation of educators, considering the ethical implications of their interpretations for the development of babies. We conclude with the argument about the possibility of preparing them for these interpretations and, in this way, instrumentalizing them for the educational intention, indicated in the BNCC pedagogical guidance for Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Creches Comunicação Símbolo (Processos psicológicos) Desenvolvimento humano Intenção (Psicologia) Day care Communication Symbolic operations Human development Educational intention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | ARAÚJO, Erika Patrícia Gama. O salto para a experiência simbólica: um estudo sobre a mediação do educador na comunicação com bebês na creche. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11358 |
Data do documento: | 16-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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