00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11356
Tipo: Dissertação
Título: Posso entrar? A vivência da paternidade em uma unidade neonatal
Título(s) alternativo(s): Can i enter? The experience of fatherhood in a neonatal unity
Autor(es): Martins, Fayruz Helou
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Benedito Medrado
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Marília
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada durante o mestrado em Psicologia. Trata-se de pesquisa desenvolvida a partir da observação da vivência da figura paterna (pai) na unidade neonatal, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Maceió/Alagoas. Para alguns pais, o final da gestação idealizado não coincide com a realidade vivida, o bebê ao nascer, pode precisar de outros cuidados e ser encaminhado para a Unidade Neonatal sendo “retirado” dos pais logo após o nascimento. A estadia do bebê na UTIN pode ser longa e é comum que a mãe receba alta médica, nesses casos, ela fica no hospital acompanhando a criança e o pai continua tendo acesso liberado para estar com o bebê, realizando visitas quando for desejado. A Unidade Neonatal, na qual foi realizada a pesquisa, é composta por três etapas, UTIN/UCINCo e UCINCa. Na construção do trabalho dialoguei com vários atores que transitam neste setor, o pai, a mãe, os profissionais e o espaço físico. Nos diálogos realizados procurei compreender e sentir como o pai vivencia a experiência de ter um filho internado, necessitando de cuidados de uma equipe multiprofissional. Na vivência do cotidiano procurei em cada detalhe como a figura do pai está inserido neste território, quais ações e intervenções o alcançam. A investigação teve como objetivo geral compreender os sentidos produzidos em relação à paternidade em uma Unidade Neonatal. Para tal, almejamos, em específico: a) identificar e refletir sobre os repertórios linguísticos acerca de paternidade utilizados no contexto da Unidade Neonatal; b) identificar e problematizar os diferentes posicionamentos relacionados a paternidade no contexto da Unidade Neonatal; e c) Discutir a paternidade nos cuidados com o/a filho/a que se encontra internado/a em Unidade Neonatal. Utilizei como fundamentação teórica o Construcionismo social, as Práticas discursivas e a produção de sentidos. Minhas ferramentas metodológicas foram as conversas no cotidiano, a escuta e a observação, tudo registrado detalhadamente em meu diário de bordo. O percurso metodológico se deu com a minha completa imersão no cotidiano do setor, atuando como pesquisadora, buscando romper com a neutralidade de pesquisadora e a objetividade da ciência, abrindo espaço para posicionamentos participativos, dialógicos, propositivos e escutatórias, misturando atos de cuidar e de investigar. Com o estudo foi possível observar a necessidade de um maior investimento dos profissionais de saúde em ações educativas e de acolhimento direcionadas não só para a mãe, mas para o casal. Constatei que é insipiente a participação do pai nos cuidados e acreditamos ser essencial incluir o pai nesse processo, orientando e encorajando-o a participar ativamente nas funções de cuidador do filho, apoiando a mãe, durante a internação do bebê e durante o desenvolvimento da criança. Percebi como o pai ainda é uma figura intrusiva para a equipe, sua presença causa desconforto, fazendo-o sentir-se em uma posição de não pertencimento. A ambiência é outro fator que precisa ser repensado por todos os profissionais da Unidade, desta forma o pai poderá sentir-se mais acolhido.
Abstract: This work presents a research carried out during the Masters in Psychology. This is a research developed from the observation of the experience of the father figure (father) in the neonatal unit, at the University Hospital Professor Alberto Antunes, Maceió/Alagoas. For some parents, the idealized end of pregnancy does not coincide with the reality experienced, the baby at birth may need other care and be referred to the Neonatal Unit being “taken” from the parents soon after birth. The baby's stay in the NICU can be long and it is common for the mother to be discharged, in these cases, she stays in the hospital accompanying the child and the father continues to have free access to be with the baby, making visits when desired. The Neonatal Unit, in which the research was carried out, is composed of three stages, NICU/UCINCo and UCINCa. In the construction of the work, I dialogued with several actors that transit in this sector, the father, the mother, the professionals and the physical space. In the dialogues held, I tried to understand and feel how the father experiences the experience of having a hospitalized child, requiring care from a multidisciplinary team. In everyday life, I looked for in every detail how the father figure is inserted in this territory, what actions and interventions reach him. The investigation had as general objective to understand the meanings produced in relation to paternity in a Neonatal Unit. To this end, we specifically aim to: a) identify and reflect on the linguistic repertoires about paternity used in the context of the Neonatal Unit; b) identify and discuss the different positions related to paternity in the context of the Neonatal Unit; and c) Discuss paternity in the care of the child who is hospitalized in a Neonatal Unit. I used social constructionism, discursive practices and the production of meanings as theoretical foundations. My methodological tools were daily conversations, listening and observation, all recorded in detail in my logbook. The methodological course took place with my complete immersion in the daily life of the sector, acting as a researcher, seeking to break with the neutrality of a researcher and the objectivity of science, opening space for participatory, dialogic, propositional and listening positions, mixing acts of caring and investigate. With the study, it was possible to observe the need for greater investment by health professionals in educational and welcoming actions aimed not only at the mother, but at the couple. I found that the father's participation in care is incipient and we believe it is essential to include the father in this process, guiding and encouraging him to actively participate in the child's caregiver functions, supporting the mother, during the baby's hospitalization and during the child's development. I realized how the father is still an intrusive figure for the team, his presence causes discomfort, making him feel in a position of not belonging. Ambience is another factor that needs to be rethought by all professionals in the Unit, in this way the father can feel more welcomed.
Palavras-chave: Produção de sentidos
Construcionismo social
Unidade neonatal
Paternidade
Neonatal unit
Paternity
Social constructionism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: MARTINS, Fayruz Helou. Posso entrar? A vivência da paternidade em uma unidade neonatal. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11356
Data do documento: 30-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Posso entrar_A vivência da paternidade em uma unidade neonatal.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.