00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feijó, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527600073071110pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de A.-
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cézar Gaudêncio da-
dc.creatorSantos, Claudeane Gomes dos-
dc.date.accessioned2023-05-25T20:31:05Z-
dc.date.available2023-05-09-
dc.date.available2023-05-25T20:31:05Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudeane Gomes dos. Aulas de sociologia remotas: um relatório de ensino sobre o durante e o depois. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11344-
dc.description.abstractThis teaching report seeks to analyze in a comparative and reflective way the challenges imposed on the Sociology teacher with remote teaching, bringing elements experienced by the teacher in the municipality of Teotônio Vilela-AL. The research problem “How did the teacher face the challenges and adaptations imposed during and after remote teaching”? it allows us to reflect on the teaching of Sociology, the relationship between the fragility of mandatory Sociology in the curriculum, the difference between EaD and remote teaching, the difficulties of remote teaching and the return to face-to-face teaching in dialogue with the teacher’s methodology. The methodology used for data collection was qualitative, through participant observations, with the application of questionnaires and semistructured interviews.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectReturn to Face-to-facept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleAulas de sociologia remotas: um relatório de ensino sobre o durante e o depoispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste relatório de ensino busca analisar de forma comparativa e reflexiva os desafios impostos ao professor de Sociologia com o ensino remoto, trazendo elementos vivenciados pelo docente no município de Teotônio Vilela-AL. O problema de pesquisa “Como o docente enfrentou os desafios e adaptações impostas durante e depois do ensino remoto?” permite refletirmos a respeito do ensino de Sociologia, a relação da fragilidade da obrigatoriedade da Sociologia no currículo, a diferença entre EaD e ensino remoto, as dificuldades do ensino remoto e a volta ao ensino presencial em diálogo com a abordagem metodológica do professor. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi qualitativa, através de observações participantes, com aplicação de questionários e entrevista semiestruturada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas de sociologia remotas um relatório de ensino sobre o durante e o depois.pdf694.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.