00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições dos espaços não formais de educação na formação do licenciando em Ciências Biológicas
Autor(es): Santos, Felipe Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Alexandre Rodrigues da
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre o Ensino em espaços educativos não formais que são somativos na formação do Licenciado em Ciências Biológicas. Tendo em vista que o interesse por essa temática se deu a partir do Estágio Supervisionado I, onde ocorreu o primeiro contato com os espaços não formais, onde foi possível compreender a riqueza que esses ambientes proporcionam ao processo de ensino e da aprendizagem. Assim, esse trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado na formação de licenciando em ciências biologias, apresentando possibilidade de atuação destes docentes. Para isso, foi realizado uma pesquisa onde se identifica os desafios que ocorrem na educação, e investigar os benefícios de se utilizar espaços educativos para a aprendizagem. Realizou-se então uma pesquisa do tipo Revisão Sistemática de Literatura, a partir de uma pesquisa explorativa, bibliográfica, o período de estudo se deu no primeiro semestre de 2022, utilizando base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD), portal da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES), Portal de periódicos (CAPES/MEC). Os descritores utilizados para as buscas foram (Educação não formal) OR (Museu de ciências) OR (Parque das ciências), Espaços não formais, educação não formal, Ensino de Ciências, experimentando as ciências. Diante disso verifica-se que, é possível ensinar os conceitos em espaços não formais de educação de maneira que agregue de forma positiva a aprendizagem dos educandos. Proporcionando uma aprendizagem significativa através da vivência em espaços não formais, como por exemplo, o Parque Municipal de Maceió, bem como vastas áreas de mares e lagoa, o Museu de História Natural, dentre outros, o que impõe a constatação de que a contribuição destes espaços não formais tornam-se inegáveis para a formação inicial dos professores e possibilita uma ampla visão a respeito da educação em espaços não formais.
Abstract: This Course Conclusion Paper deals with Teaching in non-formal educational spaces that are soothed in the training of the Graduate in Biological Sciences. Considering that the interest in this theme occurred from Supervised Internship I, where the first contact with non-formal spaces occurred, where it was possible to understand the richness that these environments provide to the teaching and learning processe. Thus, this work aims to analyze the contributions of supervised internship in the training of undergraduate students in biology sciences, presenting the possibility of acting of these teachers. For this, a research was carried out that identifies the challenges that occur in education, and investigate the benefits of using educational spaces for learning. A systematic literature review was then conducted, based on an exploratory, bibliographical research, the study period took place in the first half of 2022, using a database of the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD), portal of the Municipal Superintendence of Sustainable Development (SUDES), Journal Portal (CAPES/MEC). The descriptors used for the searches were (Non-formal education) OR (Science Museum) OR (Science Park), Non-formal spaces, non-formal education, Science Teaching, experimenting with the sciences.Therefore, it is verified that it is possible to teach the concepts in non-formal spaces of education in a way that positively aggregates the learning of the student. Providing meaningful learning through living in non-formal spaces, such as the Maceió Municipal Park, as well as vast areas of seas and lagoon the Natural ,History Museum, , among others, which requires the realization that the contribution of these non-formal spaces become undeniable for the initial training of teachers and allows a broad view of education in non-formal spaces.
Palavras-chave: Ciências Biológicas – Estudo e ensino
Aprendizagem
Espaços não formais
Estágio supervisionado
Professores – Formação
Non-Formal Spaces
Teaching Biological Sciences
Teaching-Learning
Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SANTOS, Felipe Rodrigues dos. Contribuições dos espaços não formais de educação na formação do licenciando em Ciências Biológicas. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11335
Data do documento: 6-dez-2022
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