00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Giana Raquel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1306515457823044pt_BR
dc.contributor.referee1Duré, Ravi Cajú-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.creatorAnjos, Yasmin Thainá da Silva dos-
dc.date.accessioned2023-05-25T17:37:21Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-25T17:37:21Z-
dc.date.issued2023-02-11-
dc.identifier.citationANJOS, Yasmin Thainá da Silva dos. Educação ambiental nas escolas : um levantamento bibliográfico em revistas científicas brasileiras. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11325-
dc.description.abstractThis work aimed to survey and analyze the characteristics and trends of scientific articles on Environmental Education teaching practices published in Brazilian academic journals. A bibliographic survey was developed, with a quali-quantitative approach, and content analysis. Data collection was carried out through a survey in the journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), focusing on the scientific journals of levels A1, A2, A3 and A4 (quadrennium). 22 journals were identified after using the descriptor “Environmental Education”, identifying 1,515 articles in the first survey. The titles and abstracts of these articles were read and a second selection was made, separating the articles that dealt with Environmental Education and teaching methodologies for Basic Education. After this treatment, the number of articles dropped to 36. For the data analysis, a categorization of the EE macrotrends present in the texts, the generating themes or subjects and the teaching strategies used in the methodologies of each article was performed. The analysis showed that there is a predominance in the use of the conservative macrotrend, although the authors have used different methodological approaches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMacrotendências de educação ambientalpt_BR
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectScience Didacticspt_BR
dc.subjectMacrotrendspt_BR
dc.subjectTeaching Strategypt_BR
dc.subjectGenerator Themespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEducação ambiental nas escolas: um levantamento bibliográfico em revistas científicas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in schools: a bibliographic survey in brazilian scientific journalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento e análise das características e tendências dos artigos científicos sobre práticas de ensino de Educação Ambiental publicados nos periódicos acadêmicos brasileiros. Foi desenvolvido um levantamento bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa, e análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita através do levantamento nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como foco os periódicos científicos dos estrados A1, A2, A3 e A4 (quadriênio ). Foram identificadas 22 revistas após utilizar o buscador “Educação Ambiental”, identificando 1.515 artigos no primeiro levantamento. Procedeu-se a leitura dos títulos e resumos desses artigos e uma segunda seleção foi realizada, separando-se os artigos que tratavam sobre Educação Ambiental e metodologias de ensino para Educação Básica. Após este tratamento, o número de artigos caiu para 36. Para a análise de dados foi feita uma categorização das macrotendências da EA presentes nos textos, os temas geradores ou assuntos e as estratégias de ensino utilizadas nas metodologias de cada artigo. A análise evidenciou que existe uma predominância na utilização da macrotendência conservadora, embora os autores tenham utilizado abordagens metodológicas variadas.pt_BR
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