00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11318
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias do novo ensino médio e sua relação com a alfabetização científica
Autor(es): Chagas, Maria das Graças
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Nicácio, Saulo Verçosa
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: A utilização de livros didáticos em aulas de Biologia e das Ciências em geral é uma prática comum entre escolas e professores, no entanto, para que a utilização desse artefato cultural seja adequada, é importante considerar a presença dos conceitos que possibilitem a alfabetização científica, contribuindo para uma aprendizagem crítica e significativa no contexto escolar. Os objetivos deste trabalho, figura-se em conhecer, identificar e analisar a relação entre a Alfabetização Científica e as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) presentes nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Para tanto, foram utilizados os conceitos de Alfabetização Científica (AC) propostos por Pizarro (2014), na análise de dez (10) livros do primeiro ano do ensino médio de diferentes autores, sendo quatro (04) da coleção Multiverso e seis (06) da coleção Matéria, energia e Vida, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021-2023. Para a análise dos livros foram considerados as seguintes categorias: contém conteúdo que despertam a articulação de ideias; instiga o senso investigativo do aluno; possui questões que possibilitam a capacidade argumentativa; apresenta características típicas do gênero científico: como Quadros e gráficos; problematiza sobre o uso e impacto da ciência no cotidiano do aluno; e, apresenta possibilidade de o aluno criar e atuar, com base em soluções de problemas que envolva a ciência. Após essa etapa, foi relacionada cada uma dessas categorias com o que solicita as habilidades referentes a Ciências da Natureza na BNCC. Após a análise das duas coleções temse que os indicadores articular ideias, investigar e ler em ciências aparecem com maior incidência na correlação com as habilidades estabelecidas pela BNCC. Nas duas coleções os indicadores: problematizar, criar e atuar aparecem em menor incidência na correlação com as habilidades estabelecidas pela BNCC. A coleção Multiverso não apresenta habilidades que possibilitem relacioná-las ao indicador de alfabetização científica: argumentar.
Abstract: The use of textbooks in biology and science classes in general is a common practice among schools and teachers, however, for the use of this cultural artifact to be adequate, it is important to consider the presence of concepts that enable scientific literacy, contributing to a critical and significant learning in the school context. The objectives of this work are to know, identify and analyze the relationship between scientific literacy and the skills established by the National Common Curricular Base - BNCC present in nature science and its technologies textbooks. For this purpose, the concepts of scientific literacy proposed by Pizarro (2014) were used in the analysis of ten (10) books of the first year of high school by different authors, four (04) from the Multiverse collection and six (06) from the Collection Of Matter, Energy and Life, approved in the National Textbook Program (PNLD) 2021-2023. For the analysis of the books, the following categories were considered: it contains contents that arouse the articulation of ideas; instigates the student's investigative sense; has questions that enable argumentative capacity; presents characteristics typical of the scientific genre: such as tables and graphs; problematizes about the use and impact of science on the student's daily life; and, it presents the possibility of the student creating and acting, based on solutions of problems that involve science. After this stage, each of these categories was related to what the nature sciences skills in the BNCC requested. After the analysis of the two collections, it is necessary that the indicators articulate ideas, investigate and read in science appear with a higher incidence in the correlation with the skills established by the BNCC. In the two collections, the indicators: problematizing, creating and acting appear in lower incidence in the correlation with the skills established by the BNCC. The Multiverse collection does not present skills that make it possible to relate them to the indicator of scientific literacy: to argue.
Palavras-chave: Análise do livros didático
Alfabetização científica
Base Nacional Curricular Comum
Novo ensino médio
Textbook
Scientific literacy
New high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: CHAGAS, Maria das Graças. O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias do novo ensino médio e sua relação com a alfabetização científica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11318
Data do documento: 23-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O livro didático de ciências da natureza e suas tecnologias do novo.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.