00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11317
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição do PIBID para a formação inicial docente: a concepção de um aluno bolsista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The contribution of PIBID for initial teacher education: the conception of a scholarship student from the bachelor's degree course in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas
Autor(es): Silva, Daiana Lucia Genu da
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência, a partir do ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esse estudo tem como objetivo identificar as possíveis contribuições do PIBID para a formação inicial e continuada de bolsistas/professores supervisores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAL. Este que surgiu da inquietação acerca do seguinte problema: de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, tem contribuído para formação inicial docente? Diante isso, esse trabalho baseou-se em abordagens de cunho exploratório e descritivo, uma vez que aborda a temática por meio de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência. Quanto aos resultados, foi possível perceber o quanto o PIBID teve importância na construção de uma formação sólida e qualificativa, crítica e reflexiva, a partir da inserção no ambiente escolar desde o início da carreira acadêmica, acompanhada por um aprofundamento teórico prático das possibilidades para o Ensino de Ciências e Biologia, por meio de discussões, leituras e relatos, contribuindo para a formação de professores capazes de refletir com criticidade sobre o seu campo de atuação profissional.
Abstract: The present work consists of an experience report, from the admission to the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID), at the Federal University of Alagoas - UFAL, subsidized by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. This study aims to identify the possible contributions of PIBID to the initial and continuing education of scholarship recipients/teacher supervisors of the Undergraduate Biological Sciences course at UFAL. This study arose from a concern about the following problem: in what way has the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching contributed to initial teacher training? Therefore, this work was based on an exploratory and descriptive approach, since it approaches the theme through a qualitative study of the experience report type. As for the results, it was possible to see how important the PIBID was in the construction of a solid and qualifying, critical and reflective training, from the insertion in the school environment since the beginning of the academic career, accompanied by a practical theoretical deepening of the possibilities for the Teaching of Science and Biology, through discussions, readings and reports, contributing to the formation of teachers capable of reflecting critically about their professional field.
Palavras-chave: PIBID
Formação inicial e continuada
Ensino de Ciências Biológicas – UFAL
Teaching of science and biology
Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SILVA, Daiana Lucia Genu da. A contribuição do PIBID para a formação inicial docente: a concepção de um aluno bolsista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11317
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição do PIBID para a formação inicial docente - a concepção de.pdf758.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.