00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380525227078672pt_BR
dc.contributor.referee1Gama, Fabiene de Moraes Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5628792286515877pt_BR
dc.contributor.referee2Meinerz, Nadia Elisa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833029650495523pt_BR
dc.creatorPaula, Tayná Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7529307168149794pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T14:14:46Z-
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-05-25T14:14:46Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.citationPAULA, Tayná Almeida de. A autorrepresentação de mulheres como prática fotográfica: uma etnografia visual da cena contemporânea em Maceió/AL. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11310-
dc.description.abstractThis visual ethnography was born from the research experience with the photographic selfrepresentations of women in the contemporary scene in Maceió, Alagoas. Motivated by the recognition of gender asymmetries in the field of photography, a category in which I am also inserted as a photographer, I investigated how the self-representations of women produce “fractures” in the dominant photography, characterized by historically operating to the detriment of “women photographers” and “women photographed”. Considering the movement of women who, through individual or collective initiatives, have been contesting the dominant male production, the research took place with Amanda Bambu, Gabi Coêlho, Laryssa Andrade and Natie Paz, photographers who contribute to the recreation of visualities in the local scene, in addition to Punho – Coletivo Alagoano de Mulheres da Imagem, which contributes to thinking about the emerging activism of female photographers in the city of Maceió. In view of the context of facing with the Covid-19 pandemic, I present creative impulses that emerges from the artistic gesture of learning in practice with research partners how to represent myself photographically. In this sense, I sketch an experience in which the boundaries between scientific rationality and emotion, subject and object, art and science are called into question.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprender na práticapt_BR
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLearning in practicept_BR
dc.subjectSelf-representationpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleA autorrepresentação de mulheres como prática fotográfica: uma etnografia visual da cena contemporânea em Maceió/ALpt_BR
dc.title.alternativeThe self-representation of women as a photographic practice: a visual ethnography of the contemporary scene in Maceió/ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta etnografia visual nasceu da experiência de pesquisa com as autorrepresentações fotográficas de mulheres na cena contemporânea em Maceió, Alagoas. Movida pelo reconhecimento de assimetrias de gênero no campo da fotografia, categoria na qual também estou inserida enquanto fotógrafa, investiguei como as autorrepresentações de mulheres produzem “fraturas” na fotografia dominante, caracterizada por historicamente operar em detrimento das “mulheres fotógrafas” e das “mulheres fotografadas”. Considerando o movimento de mulheres que por iniciativas individuais ou coletivas vem contestando a produção masculina dominante, a pesquisa aconteceu com Amanda Bambu, Gabi Coêlho, Laryssa Andrade e Natie Paz, fotógrafas que contribuem para a recriação de visualidades na cena local, além do Punho – Coletivo Alagoano de Mulheres da Imagem, que contribui para pensar o ativismo emergente de fotógrafas na cidade de Maceió. Tendo em vista o contexto de enfrentamento à pandemia da Covid-19, apresento impulsos criativos que emergem do gesto artístico de aprender na prática com as parceiras de pesquisa a como me autorrepresentar fotograficamente. Nesse sentido, esboço uma experiência na qual as fronteiras entre racionalidade científica e emoção, sujeito e objeto, arte e ciência são postas em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.