00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de jogos digitais como ferramenta no aprendizado de ecologia
Autor(es): Silva, Kelen Talita Romão da
Primeiro Orientador: Vital, Marcos Vinícius Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Douglas Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio
Resumo: Um jogo é um sistema no qual os jogadores se envolvem em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback, que resulta em um resultado quantificável, muitas vezes provocando uma reação emocional. Os jogos digitais são jogos disponíveis em plataformas digitais como computadores, celulares e videogames, e fazem parte da cultura mundial há muitos anos, podendo trazer diversos benefícios cognitivos. O uso dos jogos digitais no ensino de biologia tem sido cada vez mais estudado, e resultados positivos já foram demonstrados, e mais especificamente, na área de ecologia os resultados encontrados também são positivos. O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação bibliométrica da literatura indexada na plataforma Web Of Science sobre jogos digitais no ensino de ecologia, bem como realizar uma avaliação de jogos digitais disponíveis sobre essa temática que podem ser aplicados em sala de aula, principalmente no ensino superior. A análise bibliométrica foi realizada a partir de buscas da literatura indexada na plataforma Web of Science acerca de jogos digitais no ensino de ecologia. Também foi realizado um levantamento de jogos digitais que envolvam Ecologia em diversas plataformas (Google, Google Play Store, Steam), os jogos então passaram por uma avaliação de seu potencial para a aprendizagem de ecologia no ensino superior, levando em conta alguns aspectos: Temática, jogabilidade, forma de acesso e finalidade principal educativa ou não. Por meio das análises bibliométricas foi observado um aumento do número de publicações ao longo dos anos, que a maioria dos trabalhos estava concentrada em revistas e eventos e de origem nos Estados Unidos, e voltada à conservação e Meio Ambiente. Ao avaliar os jogos digitais, uma parcela significante apresentava como tema questões ambientais e de conservação, mas também foram encontrados diversos jogos com outros temas relacionados à ecologia. A partir deste trabalho foi possível perceber que atualmente existe um grande aumento na produção sobre o uso de jogos no ensino de ecologia. Assim como também foi constatado que existem diversos jogos que podem potencialmente ser utilizados para o ensino de ecologia de alunos do ensino superior, inclusive como forma de aprendizagem indireta, no caso de jogos sem intuito inicial educativo.
Abstract: A game is a system in which players engage in an abstract challenge, defined by rules, interactivity, and feedback, that results in a quantifiable outcome, often provoking an emotional reaction. Digital games are games available on digital platforms such as computers, cell phones and video games, and have been part of world culture for many years, and can bring several cognitive benefits. The use of digital games in biology teaching has been increasingly studied, and positive results have already been demonstrated, and more specifically, in the area of ecology the results are also positive. The goal of this study was to carry out a bibliometric evaluation of the literature indexed in the Web Of Science platform on digital games in the teaching of ecology, as well as to carry out an evaluation of digital games available on this subject that can be applied in the classroom, especially in higher education. The bibliometric analysis was carried out from searches of the literature indexed on the Web of Science platform about digital games in ecology teaching. A survey of digital games involving Ecology was also carried out on different platforms (Google, Google Play Store, Steam), the games then underwent an evaluation of their potential for learning ecology in higher education, taking into account some aspects: Theme , gameplay, form of access and educational or non-educational main purpose. Through bibliometric analysis, it was observed an increase in the number of publications over the years, that most of the works were concentrated in journals and events and of origin in the United States, and that most were focused on conservation and the environment.When evaluating the digital games, a significant portion presented environmental and conservation issues as a theme, but several games with other themes related to ecology were also found. From this study it was possible to perceive that there is currently a large increase in production on the use of games in ecology teaching. As it was found that there are several games that can potentially be used for teaching ecology to higher education students, including as a form of indirect learning, in the case of games with no initial educational purpose.
Palavras-chave: Jogos digitais
Ensino de ecologia
Ensino superior
Ferramentas de ensino
Digital games
Ecology
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Kelen Talita Romão da. Avaliação de jogos digitais como ferramenta no aprendizado de ecologia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11268
Data do documento: 11-out-2022
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