00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11221
Tipo: Tese
Título: Aprendizagens biográficas de jovens atuantes em movimentos culturais: encontros e desencontros identitários na experiência de si
Autor(es): Souza, Emanuelle de Oliveira
Primeiro Orientador: Reis, Rosemeire
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Elizeu Clementino de
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Resumo: Esta pesquisa fundamenta-se nos estudos da juventude como categoria sócio-histórica e das juventudes como plurais. Partiu-se do pressuposto de que as aprendizagens dos indivíduos são fruto de diversas experiências em sua trajetória de vida e de que os caminhos formativos para a construção de si vão além da educação formal, pois remetem a contextos sociais e subjetivos, particulares de cada indivíduo, enquanto sujeito sociocultural. A pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis relações entre as múltiplas experiências de jovens participantes de movimentos culturais de Maceió, Alagoas, e suas aprendizagens biográficas, a partir de suas construções identitárias. Os participantes da pesquisa são jovens de dois movimentos culturais: um jovem e uma jovem do movimento hip hop; e duas jovens do movimento afro-alagoano. A produção de dados fundamenta-se metodologicamente nas entrevistas narrativas autobiográficas e, de forma complementar, na transcriação, inspirada na história oral de vida. As análises fundamentam-se na abordagem da pesquisa biográfica em educação e da pesquisa (auto)biográfica. Discutiu-se alguns conceitos como: movimentos sociais — seu desdobramento em movimentos culturais —; habitus e disposições híbridas de habitus; esquemas de ação; experiência; identidades; a relação entre o plural e o individual; aprendizagens biográficas e conhecimento de si. A análise interpretativa das entrevistas buscou compreender o aspecto singular-social de cada narrativa e os encontros e desencontros identitários com diversos campos sociais, na constituição de um conhecimento de si que se consolida pela articulação de aprendizagens biográficas importantes para sua formação e para suas perspectivas quanto ao futuro. Foram analisados aspectos relacionados ao caráter afetivo; às práticas artísticas; aos territórios; às redes de participação entre os diversos grupos; à participação política; às questões de gênero; às relações entre família e individualização; e entre as múltiplas constituições do “eu”, interpretando as descontinuidades e as mudanças de direção em suas trajetórias de vida e o impacto dessas experiências nas construções identitárias que contribuem para sua formação. Como resultados da pesquisa, identificou-se que, no processo de construção de conhecimento sobre si, existem, aliadas aos campos sociais tradicionais — como a família e a escola —, as vivências em movimentos culturais que participam de sua formação. Aliados a isso, os encontros e desencontros de suas experiências em relação à família, à educação formal, à ação política, ao “ser periférico/a”, ao “ser mulher”, ao “ser negro/a” e à uma “multiplicidade do eu” dialogam com as “híbridas disposições de habitus”, colaborando para a construção das aprendizagens biográficas dos indivíduos envolvidos neste estudo. Nesse sentido, o processo reflexivo narrativo, enquanto dimensão formativa da experiência de si, contribui para o conhecimento de si, consolidando aprendizagens biográficas significativas para os sujeitos que se narram.
Abstract: This study is based on the studies of youth as a socio-historical category and youth as plural. It started from the assumption that the learning of individuals is the result of different experiences in their life trajectory and that the formative paths for the construction of the self go beyond formal education, as they refer to social and subjective contexts, particular to each individual. as a sociocultural subject. The research aimed to investigate the possible relationships between the multiple experiences of young people participating in cultural movements in Maceió, Alagoas, and their biographical learning, based on their identity constructions. The research participants are young people from two cultural movements: a young man and a young woman from the hip hop movement; and two young women from the Afro-Alagoan Movement. The production of data is methodologically based on autobiographical narrative interviews and, in a complementary way, on transcreation, inspired by the oral history of life. The analyzes are based on the approach of biographical research in education and (auto)biographical research. Some concepts were discussed such as: social movements – their unfolding in cultural movements; habitus and hybrid dispositions of habitus; action schemes; experience; identities; the relationship between the plural and the individual; biographical learning and selfknowledge. The interpretative analysis of the interviews sought to understand the singularsocial aspect of each narrative and the identity encounters and disagreements with different social fields, in the constitution of a knowledge of the self that is consolidated by the articulation of biographical learning important for its formation and for its perspectives. as for the future. Aspects related to affective character and artistic practices were analyzed; to the territories; the networks of participation between the different groups; political participation; to gender issues; the relationships between family and individualization; and between the multiple constitutions of the “I”, interpreting the discontinuities and changes of direction in their life trajectories and the impact of these experiences on the identity constructions that contribute to their formation. As a result of the research, it was identified that in the process of building knowledge about themselves, there are, allied to traditional social fields - such as the family and the school - the experiences in cultural movements that participate in their formation. Allied to this, the encounters and disagreements of their experiences in relation to the family, to formal education, to political action, to “being peripheral”, to “being a woman”, to “being black”; and a “multiplicity of the self”, dialogue with the “hybrid dispositions of habitus”, collaborating for the construction of the biographical learning of the individuals involved in this study. In this sense, the narrative reflexive process, as a formative dimension of the self-experience, contributes to self-knowledge, consolidating significant biographical learning for the subjects who narrate themselves.
Palavras-chave: Juventude
Narrativas biográficas
Pesquisa biográfica
Movimentos culturais
Construções identitárias
Youth
Biographical narratives
Biographical research
Cultural movements
Identity constructions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Emanuelle de Oliveira. Aprendizagens biográficas de jovens atuantes em movimentos culturais: encontros e desencontros identitários na experiência de si. 2024. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11221
Data do documento: 14-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.