00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11217
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ciência é anárquica, quebrando as regras para avançar : uma leitura de “Contra o método” de Paul Feyerabend
Autor(es): Teixeira, Mirella Thalita Santos.
Primeiro Orientador: Fonseca, Alexandre Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Taynam Santos Luz
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carolina Rangel
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso apresenta as reflexões do filósofo austríaco Paul Feyerabend a respeito da construção do conhecimento científico de um ponto de vista histórico e sociológico. Ao destacar uma epistemologia anárquica como forma de se obter progresso científico, ele mostra que a história da ciência foi construída a partir de metodologias violadas, isto é, foi necessário ir contra as regras. E que práticas filosóficas, ao atribuir uma racionalidade científica, funcionam como forma de esterilizar e ocultar como teorias e hipóteses são construídas. Outro ponto bastante questionado é sobre o status de um saber verdadeiro e superior que a ciência ocupa sobre outras formas de conhecimento. Por isso, aponta que para se conseguir chegar a uma sociedade mais democrática é necessário garantir a sobrevivência da diversidade de culturas, conhecimentos, tradições, etc. e que a ciência deve ser apresentada como uma escolha e não como uma verdade absoluta.
Abstract: This work presents the reflections of the Austrian philosopher Paul Feyerabend regarding the construction of scientific knowledge from a historical and sociological point of view. By highlighting an anarchic epistemology as a way to obtain scientific progress, he shows that the history of science was built from violated methodologies, that is, it was necessary to go against the rules. And that philosophical practices, by attributing a scientific rationality, function as a way to sterilize and hide how theories and hypotheses are constructed. Another questioned point is about the status of true and superior knowledge that science occupies over other forms of knowledge. Therefore, he points out that in order to achieve a more democratic society, it is necessary to guarantee the survival of the diversity of cultures, knowledge, traditions, etc. and that science must be presented as a choice and not as an absolute truth.
Palavras-chave: Feyerabend, Paul K., 1924-1994
Ciência - Filosofia
Anarquismo - Epistemologia
Racionalismo
Philosophy of science
Epistemological anarchism
Rationalism
Feyerabend
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia
Citação: TEIXEIRA, Mirella Thalita Santos. A ciência é anárquica, quebrando as regras para avançar : uma leitura de “Contra o método” de Paul Feyerabend. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11217
Data do documento: 7-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.