Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ícaro Mota | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9841287383537466 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Yuri Joel Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T21:58:46Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27 | - |
dc.date.available | 2023-05-15T21:58:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Yuri Joel Santos de. Ferramenta colaborativa para análise de livros didáticos com ênfase na temática sistema terrestre. 2023. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11215 | - |
dc.description.abstract | The study to be presented below seeks to alleviate the overload that teachers face in their routine, because the new teaching demands are concerned with developing student skills and not just technical knowledge. Therefore, the research carried out aims to develop a collaborative tool that is used to evaluate issues in textbooks, this product was based on scientific literacy indicators that are ways to identify student learning. Instead of the student manifesting such indicators, the teacher can select what the student will develop, that is, the opposite way occurs. To apply this new product, we chose the Earth system theme axis, because it is a relevant theme for our society. We selected the high school chemistry books to be the protagonist of the last three years, when analyzing the questions through the thematic axes and considering the indicators, we used the Kuder-Richardson equation (KR 20) that stipulates the reliability and for the criterion validity we used the gold standard. In the reliability method, Kuder-Richardson establishes values that may or may not have a reliable result, and in this work the results have reliable values, both for the indicators and for the thematic axes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas colaborativas | pt_BR |
dc.subject | Análise do livro didático | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Química (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Indicators | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Ferramenta colaborativa para análise de livros didáticos com ênfase na temática sistema terrestre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo a ser apresentado a seguir, busca aliviar a sobrecarga que o docente enfrenta em sua rotina, isso porque, as novas demandas de ensino se preocupam em desenvolver habilidades no estudante e não apenas o conhecimento técnico. Sendo assim, a pesquisa realizada almeja desenvolver uma ferramenta colaborativa que é utilizada para avaliar questões em livros didáticos, esse produto teve como base os indicadores de alfabetização científica que são formas de identificar o aprendizado do aluno. Ao invés do aluno manifestar tais indicadores, o docente pode selecionar o que o aluno irá desenvolver, ou seja, ocorre o caminho inverso. Para aplicar esse novo produto, escolhemos o eixo temático sistema terrestre, isso porque, é um tema relevante para a nossa sociedade. Selecionamos os livros do ensino médio de química ser protagonista do último triênio, ao analisar as questões por meio dos eixos temáticos e considerando os indicadores, utilizamos a equação de Kuder-Richardson (KR 20) que estipula a confiabilidade e para a validade de critério utilizamos a do padrão ouro. No método de confiabilidade, Kuder-Richardson estabelece valores que podem ter resultado confiável ou não, e nesse trabalho os resultados possuem valores confiáveis, tanto para os indicadores, como para os eixos temáticos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferramenta colaborativa para análise de livros didáticos com ênfase na temática sistema terrestre.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.