00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antônio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Argenaz de Oliveira-
dc.creatorSantos, Thayná Patricio dos-
dc.date.accessioned2023-05-15T20:28:37Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2023-05-15T20:28:37Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Thayná Patricio dos. Saúde mental nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo piloto. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11212-
dc.description.abstractThe objective of this article was to identify the changes in knowledge about mental health in students of the 6th year of elementary school II of the public school system in the city of Maceió/Alagoas after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residence, Physical Education subproject (2020-2022). The study is of the quantitative type, with an experimental model and with characteristics of pre and after intervention in a pilot model. The variable of this study is mental health. The interventions were elaborated from the guiding document of the National Common Curricular Base, respecting the dimensions of knowledge of Physical Education. To analyze the results, the Paired T Test was used, with a significance level of p<0.05. The results indicated that there was a significant change in students' knowledge about the relationship between physical activity and mental health (p=0.014), and there were no changes in knowledge about the concept of mental health (p=0.113) and anxiety symptoms (p= 0.54). The conclusion of this study points to the importance of the program in the theoretical and practical training of students in undergraduate courses, in addition to the debate on issues related to health at school, specifically on mental health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectPhysical activitypt_BR
dc.subjectPEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleSaúde mental nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo pilotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo foi identificar as mudanças de conhecimento sobre saúde mental em escolares do 6º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Maceió/Alagoas após intervenções teóricas/práticas na Residência Pedagógica, subprojeto Educação Física (2020-2022). O estudo é do tipo quantitativo, de modelo experimental e com características de pré e após intervenção em molde piloto. A variável deste estudo é saúde mental. As intervenções foram elaboradas a partir do documento norteador da Base Nacional Comum Curricular, respeitando as dimensões de conhecimento da Educação Física. Para análise dos resultados foi utilizado o Teste T Pareado, sendo o nível de significância de p<0,05. Os resultados indicaram que houve mudança significativa no conhecimento dos escolares sobre a relação entre atividade física e saúde mental (p=0,014), e não houve mudanças no conhecimento sobre o conceito de saúde mental (p=0,113) e sintomas de ansiedade (p=0,54). A conclusão deste estudo aponta a importância do programa na formação teórica e prática dos estudantes nos cursos de licenciatura, além do debate sobre temáticas relacionados à saúde na escola, especificamente sobre a saúde mental.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saúde mental nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica um estudo piloto.pdf3.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.