Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0816513179969007 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caetano, Antonio Filipe Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984280715339645 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Antônio dos Santos | - |
dc.creator | Silva, Yan Davi de Araújo Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:24:39Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25 | - |
dc.date.available | 2023-05-15T20:24:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yan Davi de Araújo Almeida. Relato de experiências na formação inicial: contribuições do Subprojeto Educação Física do Programa Residência Pedagógica. 2023. 155 f. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11211 | - |
dc.description.abstract | The objective of the study was to record the resident's experience in the Physical Education (PE) area, during the second edition (2020-2022) of the Pedagogical Residency Program (PRP). The research has a descriptive character and a qualitative approach. The description of the experience was organized in three stages: the first was the documental analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the PE course and of the decrees that regulated the RP Program; the second stage, the analysis of reports, activity plans and workload documents that were carried out in the three stages of the program (setting, observation and conducting); The third is related to the elaboration of a conclusive summary in order to present the richness of the experiences lived during the PR program and to emphasize the importance of the PRP, in the context of the initial formation of the undergraduates. The results demonstrate that the experience lived in the RP Program allowed the expansion of PE teacher training. The conclusion revealed the importance of PR, as it provides an enriching, valuable and remarkable experience that offers graduates the opportunity to put into practice the theory seen during the university training process, therefore, we must understand that the experience adds value to training of the undergraduate student in Physical Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residence | pt_BR |
dc.subject | Initial formation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Relato de experiências na formação inicial: contribuições do Subprojeto Educação Física do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do estudo foi registrar a experiência do residente na área de Educação Física (EF), durante a realização da segunda edição (2020-2022) do Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa é de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. A descrição da experiência foi organizada em três etapas: a primeira, foi a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de EF e dos decretos que regulamentaram o Programa RP; a segunda etapa, a análise dos relatórios, dos planos de atividade e dos documentos de carga horária que foram realizadas nas três etapas do programa (ambientação, observação e regência); O terceiro, está relacionado a elaboração de síntese conclusiva afim de apresentar a riqueza das experiências vivenciadas durante o programa RP e ressaltar a importância do PRP, no contexto de formação inicial dos licenciandos. Os resultados demonstram que a experiência vivenciada no Programa RP permitiu a ampliação da formação do professor de EF. A conclusão revelou a importância do RP, por proporcionar uma experiência enriquecedora, valorosa e marcante que oferece aos licenciandos a oportunidade de colocar em prática, a teoria vista durante o processo de formação na universidade, portanto, devemos entender que a experiência agrega valor a formação inicial do licenciando em Educação Física. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato de experiências na formação inicial contribuições do subprojeto educação física do programa residência pedagógica.pdf | 10.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.