00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Renata Laureano da-
dc.creatorLourenço, Ewellyn Patriota-
dc.date.accessioned2023-05-15T17:59:38Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-05-15T17:59:38Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Ewellyn Patriota. Práticas da Psicologia na atenção primária em saúde: relato de experiência de um estágio obrigatório. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11205-
dc.description.abstractThis text presents an experience report of the practices carried out during the compulsory psychology internship in two Basic Health Units (BHU) in the municipality of Santa Luzia do Norte in the state of Alagoas. Since the inclusion of psychology in Public Health Policies, there have been debates about its performance in this scenario. It is expected of these professionals what is proposed in public policy, the principles and guidelines of the Unified Health System in Brazil, which concern the decentralization of management, comprehensive care and community participation. Considering that the psychologizing and individualistic posture differs from the principles of the SUS, the purpose of this experience report is to discuss the possibilities of psychology in Primary Health Care. We start from a social constructionist approach, having Collaborative-Dialogic Practices as a theoretical framework. In order to analyze the experience, we based ourselves on field diaries constructed during the internship, on dialogue with other interns during supervision, selecting episodes that make it possible to identify forms of psychology acting at the BHU, in addition to individual assistance. Some resources brought by the theoretical framework are used, such as: Maintain Skepticism, Avoid abstract and Privilege Local Knowledge, for the construction of actions in the field of prevention and health promotion with the user community. It is expected that the discussions can contribute to the academic and professional training of psychologists.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária- Santa Luzia do Norte - ALpt_BR
dc.subjectConstrucionismo socialpt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectPráticas psicológicaspt_BR
dc.subjectPrimary Carept_BR
dc.subjectSocial constructionismpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectPsychological practicespt_BR
dc.subjecte Santa Luzia do Norte do estado de Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePráticas da Psicologia na atenção primária em saúde: relato de experiência de um estágio obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta um relato de experiência das práticas realizadas durante o estágio obrigatório de psicologia em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Santa Luzia do Norte do estado de Alagoas. Desde a inserção da psicologia nas Políticas Públicas de Saúde existem debates acerca de sua atuação neste cenário. É esperado destes profissionais o que está proposto na política pública, dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as quais dizem respeito à descentralização da direção, atendimento integral e a participação da comunidade. Ao considerar que a postura psicologizante e individualista diverge dos princípios do SUS, a proposta do presente relato de experiência é dialogar sobre as possibilidades de atuação da psicologia na Atenção Primária em Saúde. Partimos de uma abordagem construcionista social, tendo como referencial teórico as Práticas Colaborativo Dialógicas. Para analisar a experiência, baseamo-nos nos diários de campo construídos durante o desenvolvimento do estágio, na interlocução com outros estagiários durante a supervisão, selecionando episódios que possibilitam identificar formas de atuação da psicologia na UBS, para além dos atendimentos individuais. São utilizadas algumas ferramentas trazidas pelo referencial teórico, tais como: Manter o Ceticismos, Evitar Generalizações e Privilegiar o Conhecimento Local, para a construção de ações no âmbito da prevenção e promoção em saúde junto à comunidade usuária. É esperado que as discussões possam contribuir com a formação acadêmica e profissional de psicólogas(os).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas da Psicologia na atenção primária em saúde - relato de experiência de um estágio obrigatório.pdf167 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.