00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorSilva, Jadson da-
dc.date.accessioned2023-05-12T21:00:31Z-
dc.date.available2023-05-12-
dc.date.available2023-05-12T21:00:31Z-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Jadson da. Imersão no universo da docência : um olhar para a realidade a partir da descrição densa da escrita multimodal nos diários reflexivos do blog PIBID -2018/2020. 2023. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11202-
dc.description.abstractThe present study discusses about an experience lived as a scholarship holder of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), 2018-2021 edition, at the Faculty of Arts (FALE) of the Federal University of Alagoas (UFAL). The objective is to describe and interpret how the training and teaching practice took place, through a study of the multimodal writing of the on-board reports of ex-scholarship holders inserted in PIBID, Portuguese Language Area, Maceió Campus, from an ethnographic perspective. The Educational Ethnography approach (OLIVEIRA, 2013; FRITZEN, 2012) is constituted as a theoretical-methodological support for this research, with emphasis on the theoretical notion of dense description. Based on this notion, in the writings of the pibidians' on-board reports, the results reveal how, as individuals in training, teachers perceive the need to look at what happens in the daily life of the school context, finding what is familiar strange. They also reveal how teachers are challenged to review beliefs, worldviews, stereotypes of how to teach and how to deal with students, especially in the process of teaching and learning the Portuguese language. The notion of dense description can also show that the participants involved in the educational process, Teacher/students/language, are not neutral. On the contrary, they always occupy places, being necessary, therefore, for the teacher at all times to be attentive to these occupied spaces of power. Finally, the dense description showed that writing is a powerful resource for teachers to be able to perceive themselves as images, which not only reflect realities, but also refract others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia educacional.pt_BR
dc.subjectDescrição densa (Antropologia)pt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino.pt_BR
dc.subjectEducational anthropologypt_BR
dc.subjectDense description (Anthropology).pt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleImersão no universo da docência : um olhar para a realidade a partir da descrição densa da escrita multimodal nos diários reflexivos do blog PIBID - 2018/2020pt_BR
dc.title.alternativeImmersion in the universe of teaching: a look at reality from the dense description of multimodal writing in the reflective diaries of the PIBID blog - 2018/2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute a respeito de uma experiência vivida como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edição 2018-2021, na Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo é descrever e interpretar como ocorreu a formação e a prática docente, por meio de um estudo da escrita multimodal dos relatos de bordo de ex-bolsistas inseridos no PIBID, área de Língua Portuguesa, Campus Maceió, a partir de um olhar etnográfico. Constituem-se como suporte teórico metodológico desta pesquisa a abordagem da Etnografia Educacional (OLIVEIRA, 2013; FRITZEN, 2012), com destaque para a noção teórica da descrição densa. A partir dessa noção, nos escritos dos relatos de bordo dos pibidianos, os resultados revelam como, enquanto indivíduos em formação, os professores percebem a necessidade de olhar para o que ocorre no cotidiano do contexto escolar, estranhando o que é familiar. Revelam, ainda, como os professores são desafiados a rever crenças, visões de mundo, estereótipos de como ensinar e de como lidar com os alunos, em especial, no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. A noção de descrição densa pode também mostrar que os participantes envolvidos no processo educativo, professor/alunos/língua, não são neutros. Ao contrário, sempre ocupam lugares, sendo preciso, então, para o professor o tempo todo estar atento a esses espaços de poder ocupados. Por fim, a descrição densa mostrou que a escrita é um recurso potente para que os professores consigam se perceber enquanto imagens, que não apenas refletem realidades, mas que refratam outras.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.