Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dias, Wandearley da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4655224339571082 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Valmir Henrique de | - |
dc.contributor.referee2 | Passos, Frederico Salgueiro | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Maria Socorro Seixas | - |
dc.creator | Silva, Evylin Cristina Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2131518354410077 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T21:44:35Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28 | - |
dc.date.available | 2023-05-05T21:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Evylin Cristina Costa. Poemas no ensino de física: uma proposta para os fundamentos da mecânica clássica. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11141 | - |
dc.description.abstract | This is a work developed in the "agreste" region of Alagoas, in a state school that started in 2021 and will end in 2022. In a pandemic scenario, with difficulties accentuated by the COVID19 pandemic in addition to those commonly faced. In this proposal, the author creates five poems containing three themes from classical mechanics. Three of the five poems contain content and the other two propose the resolution of questions that were proposed in previous editions of the National High School Exam - ENEM. The purpose of the work is to provide high school students with playful and meaningful learning through the use of poems in teaching science called Physics. We used as a basis the theory of significant learning developed by David Ausubel and the spiral curriculum described by Bruner. In our research, we used qualitative analysis as a means of verification and validation of our proposal. As expected, we were able to verify through the analysis of the results obtained that the use of poems in physics teaching, in addition to facilitating understanding, arouses the curiosity and interest of students, which is a form different from that discussed on a daily basis, making students realize that Physics goes beyond calculations and equations, and is an inviting way for students in general. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poema | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Poems | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Poemas no ensino de física: uma proposta para os fundamentos da mecânica clássica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este é um trabalho desenvolvido no agreste alagoano, numa escola da Rede Estadual de ensino, iniciado no ano de 2021 com finalização em 2022. Em um cenário pandêmico, com dificuldades acentuadas pela pandemia de COVID-19 além das enfrentadas corriqueiramente. Nesta proposta, a autora cria cinco poemas contendo três temas da mecânica clássica. Três dos cinco poemas são de conteúdos e os outros dois propõem a resolução de questões que foram propostas em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma aprendizagem lúdica e significativa com a utilização de poemas no ensino da ciência chamada Física. Utilizamos por base a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel e o currículo em espiral, descrito por Bruner. Em nossa pesquisa, utilizamos da análise qualitativa como meio de verificação e validação da nossa proposta. Como esperado, pudemos constatar através da análise dos resultados obtidos que a utilização de poemas no ensino de Física além de facilitar o entendimento, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, sendo uma forma diversa da abordada cotidianamente, provocando nos mesmos a percepção de que a Física vai além de cálculos e equações, sendo uma maneira convidativa aos estudantes em geral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Poemas no ensino de física_uma proposta para os fundamentos da mecânica clássica.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.