00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Passos, Frederico Salgueiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590059682506348pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da-
dc.contributor.referee2Costa, Alex Emanuel Barros-
dc.creatorBeraldo, Guilherme Henrique Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888688371280648pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T21:40:01Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-05T21:40:01Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBERALDO, Guilherme Henrique Guimarães. Sequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS). 2023. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11140-
dc.description.abstractThis work deals with a didactic sequence based on the learning theories of Ausubel and Rogers, focusing on the creation of a didactic sequence focused on the use of a simulation in Visual Python. The Visual Python simulation brings us the content of simple harmonic motion. The advantages of using simulations for student learning, a more humanized learning based on Rogers, are discussed. We discussed the use of conceptual maps as an evaluation process, as they can show us how students acquire the subsumers that are the necessary anchorages so that students can understand the contents. This work intends to carry out a didactic sequence for the content of Simple Harmonic Movement (MHS), based on the relations of the contents of the first years and their relations with the MHS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMovimento harmônico simplespt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectSimple harmonic motionpt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleSequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma sequência didática baseada nas teorias de aprendizagem de Ausubel e de Rogers, com foco na criação de um sequência didática voltada para a utilização de uma simulação em Visual Python. A simulação de Visual Python nos traz o conteúdo de movimento harmônico simples. Discute-se as vantagens de se utilizar as simulações para a aprendizagem dos alunos, a aprendizagem mais humanizada com base em Rogers. Discutimos sobre a utilização dos mapas conceituais como processo de avaliação, pois os mesmos podem nos mostrar como os alunos adquirem os subsunçores que são as ancoragens necessárias para que os alunos possam compreender os conteúdos. Este trabalho tem a intensão de realizar uma sequência didática para o conteúdo de Movimento Harmônico Simples (MHS), baseado nas relações dos conteúdos do primeiro anos e as suas relações com o MHS.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para aplicação de uma simulação em Movimento Harmônico Simples (MHS).pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.