00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.creatorNobre, Natália Samara-
dc.creatorSilva, Willyara Gomes da-
dc.date.accessioned2023-04-28T19:12:10Z-
dc.date.available2024-04-11-
dc.date.available2023-04-28T19:12:10Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationNOBRE, Natália Samara; SILVA, Willyara Gomes da. Os impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11082-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - UFALpt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Curso de psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleOs impactos dos processos afetivos e interacionais na adaptação ao ensino superior do curso de Psicologia durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende apresentar uma reflexão sob uma perspectiva vigotskiana, acerca dos aspectos afetivos e interacionais presentes no processo de adaptação à universidade pelos estudantes do curso de psicologia diante do contexto de pandemia. Foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa e a análise do material extraído se deu através dos Núcleos de significação que visam apreender os sentidos que constituem os conteúdos das falas. O material foi extraído a partir de quatro oficinas cujas temáticas foram adaptação à universidade, gestão do tempo, ansiedade e procrastinação. As oficinas foram realizadas através da integração do Projeto de Pesquisa Aprendizagem e sentidos na formação em psicologia da Universidade Federal de Alagoas e do Projeto de Extensão “Promoção de oficinas de integração acadêmica”. A partir do material coletado, foram extraídos os seguintes Núcleos de Significação: “Adaptação”, “Aspectos interacionais”, “Aspectos afetivos” e “Ensino remoto”. Com base nos resultados, foi possível inferir que o processo de adaptação pode ser influenciado por aspectos internos à graduação, como os métodos avaliativos, e externos, como mudança para uma nova cidade. Além disso, a relação que o discente constrói com os pares e com os docentes pode contribuir para um bom desempenho acadêmico e para a permanência no ensino superior. No mais, os resultados evidenciam que alguns calouros demonstram ansiedade diante das mudanças ocasionadas pelo ingresso na universidade, contudo, é demonstrado que o acolhimento nesse contexto favorece o processo de adaptação. Conclui-se que as oficinas foram uma ferramenta importante para o fortalecimento de vínculos no contexto atípico da pandemia e que, a partir das narrativas trazidas, foi possível compreender quais os aspectos afetivos e interacionais são comuns à vivência universitária dos (as) estudantes de graduação de psicologia, uma vez que se constituem como estudantes que partilham de uma mesma realidade social.pt_BR
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