00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAMED Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180329372493397pt_BR
dc.creatorDébora, Angélica Peixoto Teixeira-
dc.creatorNascimento, Débora Carla Lopes do-
dc.date.accessioned2023-04-28T14:52:36Z-
dc.date.available2023-03-30-
dc.date.available2023-04-28T14:52:36Z-
dc.date.issued2022-04-06-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Angélica Peixoto; NASCIMENTO, Débora Carla Lopes do. Estudo bibliométrico da produção científica brasileira e internacional sobre gênero na educação médica. New Trends in Qualitative Research, Aveiro-Portugal, v. 7, p. 433-441, 2021. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021. Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo apresentado para obtenção do título de Bacharel em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11080-
dc.description.abstractIntroduction: In the face of gender stereotypes and patriarchal, structural principles present in the medical curriculum, the National Curriculum Guidelines for medical courses guide the approach of health needs, including gender-related research. Goals: The evolution in gender-related scientific production were verified in three important medical education journals, from the United States of America, Europe and Brazil, considering the possibility of external influence in Brazilian scientific research. Methods: Bibliographic research based on the theory of neobibliometry, using as bibliometric indicators: journal; year of publication; thematic; authorship; incidence of the themes; metodology. Results: similarities in the thematic approach between journals, and delay in research and a low number of original national studies, highlights the possibility of colonization of Brazilian medical research and education; the female protagonism in authorship is evident and growing; nation research must, with originality, create the conditions for the transformation of teaching practices, and curricula, considering the broader view of the role of the university, medical work, and social demands.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Medicina - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúda da mulherpt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectGênero e saúdept_BR
dc.subjectWomen's healthpt_BR
dc.subjectMedicinept_BR
dc.subjectGender and healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleEstudo bibliométrico da produção científica brasileira e internacional sobre gênero na educação médicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Para o enfrentamento aos estereótipos de gênero e princípios patriarcais, estruturais, presentes no currículo médico, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina orientam para a abordagem das necessidades de saúde, inclusive a pesquisa relacionada ao gênero. Objetivos: Analisar a evolução na produção científica relacionada a gênero, em três importantes períodos de educação médica, dos Estados Unidos da América, da Europa e do Brasil, considerando a possibilidade de influência externa na pesquisa científica brasileira. Métodos: Pesquisa bibliográfica apoiada na teoria da neobibliometria, utilizando como indicadores bibliométricos: periódico; ano de publicação; temática; autoria; incidência das temáticas; metodologia. Resultados: semelhanças na abordagem temática entre os periódicos analisados, e atraso na pesquisa e baixo número de pesquisas nacionais originais, evidenciam a possibilidade de colonização da pesquisa e da educação médica brasileira; o protagonismo feminino na autoria é evidente e crescente; a pesquisa nacional deve, com originalidade, criar as condições para a transformação das práticas docentes, e de currículos, considerando a mais ampla visão sobre o papel da universidade, o trabalho médico, e as demandas sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MEDICINA - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo bibliométrico da produção científica brasileira e internacional sobre gênero na educação médica.pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.