00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre a insanidade e a imoralidade: uma análise da racionalidade da classe diagnóstica dos transtornos da personalidade
Autor(es): Quintela, Júlia Carvalho Van Der Ley
Primeiro Orientador: Andrade, Cleyton Sidney de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa Neto, Esperidião
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a racionalidade que estrutura a classe diagnóstica dos Transtornos da Personalidade. A disciplina psiquiátrica encontra-se em face a um persistente conflito em relação ao status ontológico das doenças emocionais e comportamentais, elemento este necessário para garantir a legitimidade destes quadros para a medicina. Os padrões morais e sociais como referências para a definição dos Transtornos da Personalidade tornam esse conflito ainda mais flagrante. Diante da tentativa dos principais manuais diagnósticos atuais de promover uma assepsia a uma série de categorias diagnósticas que, em realidade, estão carregadas de pressupostos filosóficos, históricos e culturais, e que são fruto de encontros e desencontros epistemológicos, justifica-se o interesse por analisar a racionalidade que fundamenta as entidades nosológicas da classe dos Transtornos da Personalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que foram analisadas as oitos edições do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). O histórico dessa classe no DSM denuncia que a característica essencial que essas categorias diagnósticas compartilham é a qualidade de desvio moral. O fundamento epistemológico da classe dos Transtornos da Personalidade pode ser localizado na necessidade de criação de entidades nosológicas que circunscrevessem quadros localizados em uma certa zona de indeterminação e ambiguidade no que se refere à loucura, marcados por alterações volitivas e afetivas, mas com a conservação das faculdades intelectuais. Tendo em vista a busca do DSM por confiabilidade diagnóstica, que presume a excisão da subjetividade na clínica e a adoção de um paradigma naturalista e descritivo, entende-se que a classe dos Transtornos da Personalidade é constitutivamente e permanentemente ambígua.
Abstract: This article aims to investigate the rationale that structures the diagnostic class of Personality Disorders. The Psychiatric discipline faces a persistent conflict regarding the ontological status of emotional and behavioral diseases, an element necessary to ensure the legitimacy of these conditions for medicine. Moral and social standards as references for the definition of Personality Disorders makes this conflict even more blatant. Given the attempt of the main current diagnostic manuals to promote an asepsis to a series of diagnostic categories that, in reality, carry philosophical, historical and cultural assumptions, and that are the result of epistemological encounters and disagreements, the interest in analyzing the rationale that underlies the nosological entities of the Personality Disorders class is justified. A bibliographical research was carried out, in which the eight editions of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) were analyzed. The history of this class in DSM denounces that the essential characteristic that these diagnostic categories share is the quality of moral deviation. The epistemological foundation of the Personality Disorders class can be located in the need to create nosological entities to frame cases that pertained to a certain indeterminacy and ambiguity with regard to madness, marked by volitive and affective changes, accompanied by the conservation of intellectual faculties. Considering the DSM’s search for diagnostic reliability, which demands the removal of subjectivity in the clinical setting, and the adoption of a naturalistic and descriptive paradigm, it is understood that the class of Personality Disorders is constitutively and permanently ambiguous.
Palavras-chave: Transtornos da personalidade
Racionalidade
Diagnóstico
DSM
Personality disorders
Rationale
Diagnosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: QUINTELA, Júlia Carvalho Van Der Ley. Entre a insanidade e a imoralidade: uma análise da racionalidade da classe diagnóstica dos transtornos da personalidade. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11077
Data do documento: 7-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.