00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sheyla Christine Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3423356737122965pt_BR
dc.contributor.referee1Freires, Leogildo Alves-
dc.creatorPereira, Alanda Maria Ferro-
dc.creatorFonseca, Fábio Franciolly-
dc.date.accessioned2023-04-26T19:43:49Z-
dc.date.available2024-03-23-
dc.date.available2023-04-26T19:43:49Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alanda Maria Ferro; FONSECA, Fábio Franciolly. Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11059-
dc.description.abstractA Theory of Flow derived from Positive Psychology in order to explain an optimal state of consciousness of the individual. The flow state allows the subject to be highly concentrated in carrying out the specified task, or what is capable of providing satisfaction. Thus, the study aims to conduct a systematic review of the literature to understand how the Theory of Flow has been used in the context of education and learning in Brazil. Searched for productions in SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) databases and CAPES Periodicals platform. 260 studies were found, but only 5 meet the inclusion criteria. Being possible to identify the use of Flow Theory in Brazil occurs in a reduced way, teaching music, physical education, languages and computer engineering, aid in the motivational process, encouraging cooperation and participation in teaching and learning environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria do Fluxopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectFlow Theorypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleTeoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.title.alternativeFlow theory and learning in the brazilian context: a systematic literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Teoria do Fluxo derivou-se da Psicologia Positiva com o intuito de explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo permite ao sujeito alta concentração na realização de determinada tarefa, o que é capaz de proporcioná-lo satisfação. Desta forma, o estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a Teoria do Fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Buscou-se produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações -BDTD e na plataforma de Periódicos - CAPES. 260 estudos foram encontrados, mas somente 5 atenderam aos critérios de inclusão. Sendo possível identificar que o uso da Teoria do Fluxo no Brasil acontece de forma reduzida, no ensino da música, da educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação e a participação nos ambientes de ensino e a aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro uma revisão sistemática de literatura.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.