00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Luana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723578094257526pt_BR
dc.creatorConceição, Ingrid Stefanny Santos da-
dc.date.accessioned2023-04-25T21:44:52Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2023-04-25T21:44:52Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ingrid Stefanny Santos da. Aprimoramento da repressão à ociosidade no pós abolição (1888): uma questão irremediável. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11047-
dc.description.abstractThis article is focused on the analysis of the fight against idleness in Brazil, after the abolition of slavery (1888). At this juncture, there was an expectation that the former enslaved would generate social chaos, while the process of repression of what was called vagrancy was fostered by the emergence of Project nº 33/1888, authored by the Minister of Justice, Ferreira Vianna. The work used Discourse Analysis as a method to problematize the presentation of Project nº33/1888, concomitantly in the light of the theory of Critical Criminology. It was observed that Project nº33/1888 had a bias of social and racial control, aiming to integrate the ex-enslaved through compulsory work. The article, within its limits, seeks to make a contribution on postabolition and social marginalization, highlighting the denial of citizenship to certain social strata in Brazilian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-aboliçãopt_BR
dc.subjectOciosidade-Brasilpt_BR
dc.subjectVadiagempt_BR
dc.subjectPost-abolitionpt_BR
dc.subjectLoiteringpt_BR
dc.subjectIdlenesspt_BR
dc.subjectAbolição de escravatura - Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAprimoramento da repressão à ociosidade no pós abolição (1888): uma questão irremediávelpt_BR
dc.title.alternativeImprovement of the repression of idleness in the post-abolition (1888): an irremediable questionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como foco, a análise do combate à ociosidade no Brasil após a abolição da escravidão (1888). Nessa conjuntura, havia a expectativa que os ex-escravizados provocariam um caos social, ao passo que, o processo de repressão ao que se denominou de vadiagem foi fomentado pela emergência do Projeto nº33/1888 de autoria do Ministro da Justiça, Ferreira Vianna. O trabalho instrumentalizou-se da Análise de Discurso como método para problematizar a apresentação do Projeto nº33/1888, concomitante à luz da teoria da Criminologia Crítica. Observou-se que o Projeto nº33/1888 possuía um viés de controle social e racial, visando integrar por meio do trabalho compulsório os ex-escravizados. O artigo, dentro de seus limites, busca trazer uma contribuição sobre o pós abolição e a marginalização social, salientando a negação de cidadania a determinados extratos sociais na sociedade brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprimoramento da repressão à ociosidade no pós abolição (1888) - uma questão irremediável.pdf823.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.