00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Joyce de Matos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2176826856379550pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maurício Barbosa-
dc.contributor.referee2Rocha, Isabelle Pitta Ramos-
dc.creatorSantos, Jeyssi Luiza Nascimento-
dc.date.accessioned2023-04-17T21:51:29Z-
dc.date.available2023-04-03-
dc.date.available2023-04-17T21:51:29Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeyssi Luiza Nascimento. Performance do afeto: cartas de uma professora negra. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11013-
dc.description.abstractThis research is configured in a field report, permeated by poetry, sounds, movement, dance and improvisation, based on the experiences and transcendences of a 29-year-old black woman who has been diving into the artistic movement of dance for 20 years, and now questions herself about being a teacher/performer who is inspired by everything and everyone. With reading the book Cartas a uma negra (2021) de Françoise Ega, e Ensaios sobre a prática desviante do Professor-Performer no cotidiano escolar (2018) de Maurício Barbosa de Lima seeking to relate the hybrid being imbued with her perceptions about pedagogical practices, reporting through letters the paths taken that lead her to discover herself as a teacher/performer. There are five cards for the past, present and future. And why cards? Because they bring you closer and reveal how important you are, I also consider a practice free of expression, where writing is closer because it is simple and objective. I emphasize that the excerpts from the logbook, the letters and the poems are in italic font to highlight the writing of the text. In this way, the work has a different configuration where the chapters are transformed into letters in which I express to the reader the reflections that I make, connecting the authors referred to as great inspirations that show me the way to be a teacher-performer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dança - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte do movimentopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDance- educationpt_BR
dc.subjectProfessor-performerpt_BR
dc.subjectArt- educationpt_BR
dc.subjectArt- teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titlePerformance do afeto: cartas de uma professora negrapt_BR
dc.title.alternativePerformance of affection: letters from a black teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se configura em um relato de campo, permeado por poesia, sons, movimento, dança e improvisação, a partir das vivências e transcendências de uma mulher negra de 29 anos que há 20 anos mergulha no movimento artístico da dança, e agora questiona a si mesma sobre ser uma professora/performer que se inspira em tudo e todos. Com a leitura do livro Cartas a uma negra (2021) de Françoise Ega, e Ensaios sobre a prática desviante do Professor-Performer no cotidiano escolar (2018) de Maurício Barbosa de Lima, buscando relacionar o ser híbrido imbuído de suas percepções sobre as práticas pedagógicas, relatando através de cartas os trajetos percorridos que a levam a se descobrir como uma professora/performer. São cinco cartas destinadas ao passado, presente e futuro. E por que cartas? Porque elas aproximam e revelam o quanto você é importante, também considero uma prática livre de expressão, onde a escrita se aproxima por ser simples e objetiva. Ressalto que os trechos do diário de bordo, as cartas e os poemas estão na fonte itálica para dar destaque à escrita do texto. Desta forma, o trabalho tem uma configuração diferente onde os capítulos são transformados nas cartas nas quais expresso para o leitor as reflexões que faço conectando os autores referenciados como grandes inspirações que me mostram o caminho para ser uma professora-performer.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Performance do Afeto - cartas de uma professora negra.pdf323.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.