00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meinerz, Nádia Elisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833029650495523pt_BR
dc.contributor.referee1Rose, Isabel Santana de-
dc.contributor.referee2Moira, Amara Rodovalho-
dc.creatorFerreira, Guadalupe do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0542104541566542pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T20:36:25Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-04-14T20:36:25Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Guadalupe do Nascimento. Nos bastidores, no palco e no mundo: uma etnografia sobre as relações de gênero, raça, arte e militância política do grupo Transhow em Maceió. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10990-
dc.description.abstractThis dissertation is about the relations of gender, race and political activism in artistic manifestations carried out by a group of transformista art, Transhow, inserted in NonGovernmental Organization (NGO), ACTRANS (Cultural Association of Transvestites and Transsexuals of Alagoas). The fieldwork was organized around participation in diferente group activities, at the interface betwenn academia, polítics and artistic presentation, as well as indepth interviews with some artists, academics and political figures from the women’s trans and transvestites social movement. It is about reflecting on the formation of leaders in the broader social movements that envolve the practices of transformist art and its circulation in the State of Alagoas. I try to think how some artists, academics and activists relate to this artistic specificity in na attempt to describe a social movement distinct from that which characterized this population in political activism in the 1980s, through engagement in actions to cambat HIV-AIDS, and combating police violence in their workplace in prostitution. I privilegie art seeking to contribute to the expansion of the theoretical interface between studies of gender, race and social movement in anthropology.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPersonificadores femininos - Artept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectMovimentos sociais - Maceió(AL)pt_BR
dc.subjectTransformist artpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectSocial movementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleNos bastidores, no palco e no mundo: uma etnografia sobre as relações de gênero, raça, arte e militância política do grupo Transhow em Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é sobre as relações de gênero, raça e militância política em manifestações artísticas realizadas por um grupo de arte transformista, o Transhow, inserido em uma Organização Não Governamental (ONG), ACTRANS (Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas). O trabalho de campo foi organizado em torno da participação em diferentes atividades do grupo, na interface entre a academia, a política e a apresentação artística, bem como de entrevistas em profundidade com algumas artistas, acadêmicas/os e figuras políticas do movimento social das mulheres trans e travestis. Trata-se de refletir sobre a formação de lideranças nas movimentações sociais mais amplas que envolvem as práticas da arte transformista e sua circulação no Estado de Alagoas. Busco pensar como algumas artistas, acadêmicas/os e militantes se relacionam com essa especificidade artística na tentativa de descrever um movimento social distinto daquele que caracterizou essa população na militância política na década de 1980, através do engajamento em ações de enfretamento ao HIV-Aids, e o combate à violência policial em seus locais de trabalho na prostituição. Nesse sentido, privilegio a arte almejando contribuir para a ampliação da interface teórica entre os estudos de gênero, raça e movimento social na antropologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.