00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10951
Tipo: Dissertação
Título: Os livros didáticos do PNLD 2021 da área de ciências e suas tecnologias de projetos integradores e suas contribuições no combate às notícias falsas
Autor(es): Teixeira, Marianne Cássia Carvalho
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Boniek Venceslau da Cruz
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar quais as contribuições dos Livros Didáticos do PNLD 2021 dos Projetos Integradores da Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias no combate às Notícias Falsas. O estudo trata-se de uma pesquisa documental, em que realizamos uma análise qualitativa de treze livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático_ PNLD 2021. As coleções analisadas são da Área de Ciências e suas Tecnologias de Projetos Integradores direcionado ao Ensino Médio. Para realizarmos a análise determinamos os seguintes termos: Fake News/Notícias Falsas, Negacionismo, Pós-verdade e Fake Science. O nosso problema de pesquisa consiste em: compreender como os livros didáticos do PNLD 2021 dos Projetos Integradores da Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias vêm abordando as questões das notícias falsas? Como método de análise trabalhamos com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio dessa, buscamos identificar os livros que abordavam a temática, quais os tópicos mais relevantes relacionados à tema e as soluções destacadas no combate às falsas informações. A partir da análise e da criação de categorias, identificamos a presença significativa do tema nos livros didáticos, entre os termos a expressão Fake News aparece em abundância, embora a definição explorada em algumas obras tenha se limitado a tradução do termo, é inegável a contribuição do debate gerado pela exploração de temas, como Movimento Antivacina, Negacionismo Científico e Terraplanista, além de evidenciar seus principais danos à sociedade. Como solução, os livros caminham para um método plural com a utilização de diversos mecanismos que incentivem uma aproximação entre a Ciência, a informação e a sociedade.
Abstract: This work aims to verify the contributions of the Textbooks of the PNLD 2021 of the Integrating Projects of the Area of Science of Nature and its Technologies in the fight against Fake News. The study is a documentary research, in which we carried out a qualitative analysis of thirteen books approved in the National Textbook Program_ PNLD 2021. The analyzed collections are from the Science Area and its Technologies of Integrating Projects aimed at High School. To carry out the analysis, we determined the following terms: Fake News/False News, Denialism, Post-truth and Fake Science. Our research problem is: to understand how the textbooks of the PNLD 2021 of the Integrating Projects of the Area of Science of Nature and its Technologies have been approaching the issues of false information? As a method of analysis we work with the content analysis of Bardin (2011). Through this, we sought to identify the books that addressed the theme, which are the most relevant topics related to the theme and the solutions highlighted in the fight against false information. From the analysis and creation of categories, we identified the significant presence of the theme in textbooks, among the terms the expression Fake News appears in abundance, although the definition explored in some works has been limited to the translation of the term, the contribution is undeniable of the debate generated by the exploration of themes, such as the Anti-Vaccine Movement, Scientific Denialism and Flat Earth, in addition to highlighting their main damages to society. As a solution, books move towards a plural method with the use of various mechanisms that encourage a closer relationship between science, information and society.
Palavras-chave: Ensino médio
Livro didático
Programa Nacional do Livro e do Material Didático - 2021
Ciência – Estudo e ensino
Fake News
Textbook
Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TEIXEIRA, Marianne Cássia Carvalho. Os livros didáticos do PNLD 2021 da área de ciências e suas tecnologias de projetos integradores e suas contribuições no combate às notícias falsas. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10951
Data do documento: 26-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.