00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Luciana da Conceição Farias-
dc.contributor.referee2Nascimento, Emerson Oliveira do-
dc.creatorLima, Gilvan da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742510766645575pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T21:19:33Z-
dc.date.available2023-03-27-
dc.date.available2023-04-10T21:19:33Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationLIMA, Gilvan da Silva. O sentido da sociologia a partir do olhar docente: análise das percepções dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Alagoas. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10910-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia escolarpt_BR
dc.subjectSentido das Ciências Sociaispt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleO sentido da sociologia a partir do olhar docente: análise das percepções dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNas linhas subsequentes trataremos sobre o sentido da sociologia como disciplina no ensino médio da educação brasileira, analisando especificamente a percepção dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, situada no complexo do CEPA, bairro do farol, no municipio de Maceó, Alagoas. Em termos metodológicos, a coleta de dados se deu, primeiramente, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a dois professores efetivos da referida escola, de observação do ambiente escolar e das práticas de ensino desses professores e, também, por meio de pesquisa documental, basicamente centrada nos seus planos de aula. É importante ressaltar que essa coleta de dados ocorreu, precisamente, no momento em que eu desenvolvia o estágio supervisionado na escola supracitada. Em linhas gerais, a presente pesquisa nos permitiu chegar a conclusão de que o sentido da sociologia para os professores entrevistados se constituía como uma síntese dos objetivos atribuídos a essa disciplina na legislação educacional – LDB (1996), DCNEM(1998), PCNEM (1999) e OCEM (2006). No entanto, tais professores apresentaram muitas dificuldades para operacionalizá-los em sua prática docente, principalmente noque diz respeito à mediação didática dos conteúdos das ciências sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.