Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122596705808924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Luciana da Conceição Farias | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Emerson Oliveira do | - |
dc.creator | Lima, Gilvan da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8742510766645575 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T21:19:33Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27 | - |
dc.date.available | 2023-04-10T21:19:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gilvan da Silva. O sentido da sociologia a partir do olhar docente: análise das percepções dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Alagoas. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10910 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Sentido das Ciências Sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O sentido da sociologia a partir do olhar docente: análise das percepções dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas linhas subsequentes trataremos sobre o sentido da sociologia como disciplina no ensino médio da educação brasileira, analisando especificamente a percepção dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, situada no complexo do CEPA, bairro do farol, no municipio de Maceó, Alagoas. Em termos metodológicos, a coleta de dados se deu, primeiramente, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a dois professores efetivos da referida escola, de observação do ambiente escolar e das práticas de ensino desses professores e, também, por meio de pesquisa documental, basicamente centrada nos seus planos de aula. É importante ressaltar que essa coleta de dados ocorreu, precisamente, no momento em que eu desenvolvia o estágio supervisionado na escola supracitada. Em linhas gerais, a presente pesquisa nos permitiu chegar a conclusão de que o sentido da sociologia para os professores entrevistados se constituía como uma síntese dos objetivos atribuídos a essa disciplina na legislação educacional – LDB (1996), DCNEM(1998), PCNEM (1999) e OCEM (2006). No entanto, tais professores apresentaram muitas dificuldades para operacionalizá-los em sua prática docente, principalmente noque diz respeito à mediação didática dos conteúdos das ciências sociais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O sentido da sociologia a partir do olhar docente_análise das percepções dos professores de sociologia da Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Alagoas.pdf | 289.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.