00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Antonio Francisco Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4523201674698058pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Júlio Arantes-
dc.contributor.referee2Bezerra, Jamylle de Oliveira-
dc.creatorSantos, Patrícia Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5272138844073345pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T18:34:05Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-04-05T18:34:05Z-
dc.date.issued2020-11-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia Mendonça. Reportagem multimídia ressocialização: quem se vale deste direito?. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo), Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10890-
dc.description.abstractResocialización: ¿quién usa este derecho? es un reportaje multimedia que cuestiona el modelo de resocialización de los presos en Alagoas. El contenido pretende cumplir el rol democrático del periodismo en la discusión de las agendas sociales, en este caso, abordando el acceso a la regeneración moral y social a través de la educación y el trabajo para las personas que han cometido delitos. El tema surge como una resistencia a los 'ideales de castigo' de una porción significativa de la sociedad brasileña, precisamente en este período en el que las ciencias que estudian la complejidad de las relaciones humanas, y específicamente el sistema penitenciario, están siendo deslegitimadas por ideologías políticas que hieren. derechos humanos y sociales. El informe utiliza internet como herramienta para la difusión de los contenidos educativos que propone la temática. El entorno digital es ideal para esta emisión, dado el ya amplio acceso al mismo y, principalmente, el interés cada vez más curioso por el consumo de contenidos en múltiples formatos y soportes. El factor decisivo para la elección de multimedia es la amplia posibilidad de comprensión del tema por parte de personas que no saben leer ni escribir, ya que dentro y fuera de la prisión de Alagoas se encuentra la unidad federativa con la peor tasa de analfabetismo en Brasil. El informe señala la necesidad de una conciencia colectiva que respete al delincuente como individuo y que el Estado se encargue de la formación social, ciudadana y humana de los presos en las cárceles y unidades de detención.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismo - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReportagem – Multimídiapt_BR
dc.subjectJornalismo on-linept_BR
dc.subjectSistema penitenciáriopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectResocializaciónpt_BR
dc.subjectPeriodismo webpt_BR
dc.subjectPeriodismo multimídiapt_BR
dc.subjectPeriodismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleReportagem multimídia ressocialização: quem se vale deste direito?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoRessocialização: quem se vale deste direito? é uma reportagem multimídia que questiona o modelo de ressocialização de privados de liberdade em Alagoas. O conteúdo pretende cumprir o papel democrático do jornalismo na discussão de pautas sociais — neste caso, abordando o acesso à regeneração moral e social por meio da educação e do trabalho para pessoas que cometeram crime. O tema surge como uma resistência perante aos ‘ideais de pena’ de uma parcela significante da sociedade brasileira justamente neste período em que as ciências que estudam a complexidade das relações humanas, e especificamente o sistema carcerário, estão sendo deslegitimadas por ideologias políticas que ferem os direitos sociais e humanos. A reportagem utiliza a internet como ferramenta para a propagação do conteúdo educativo que o tema propõe. O ambiente digital se mostra um suporte empolgante para a veiculação, tendo em vista a ascendência do acesso ao mesmo e, principalmente, o interesse cada vez mais curioso pelo consumo de conteúdos em múltiplos formatos e suportes. O fator decisório para a escolha pela multimídia é a possibilidade de compreensão do tema por pessoas que não sabem ler e nem escrever, já que dentro e fora da prisão Alagoas é a unidade federativa com o pior índice de analfabetismo no Brasil. A reportagem aponta para a necessidade de uma consciência coletiva a qual respeite o infrator enquanto indivíduo e que seja cobrado do Estado a formação social, cidadã e humana de pessoas reclusas em unidades prisionais e de internação.pt_BR
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