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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva Neto, Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Cavalcanti, José Dilson Beserra | - |
dc.creator | Costa, Helder Junio Batista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0222527113988440 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T20:11:28Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24 | - |
dc.date.available | 2023-04-04T20:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Helder Junio Batista. Transformações de Möbius: uma proposta de ensino lúdico para alunos do ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10857 | - |
dc.description.abstract | The work presented here aims to present an approach to the study of complex numbers, introducing the concept of Möbius Transformations for high school students, through playful activities. In it, presents the historical aspects of complex numbers, their algebraic structure and representation on the Cartesian plane, to later insert the study of functions involving complex numbers, in order to significantly complement the study of such content. The dissertation is justified by the fact that many students have difficulties with the algebraic manipulations of complex numbers, as well as the behavior of their operations on the Cartesian plane. Aiming at a qualitative character, the playful methodology was chosen as the primary tool to facilitate the studies of Möbius Transformations. We also use the foundations of some pedagogical theoreticians, historians and students of Mathematics, in order to relate the student's cognitive development, contributing to their social formation and, possibly, arousing interest in the discipline. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transformações de Möbius | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Möbius transformations | pt_BR |
dc.subject | Playful teaching of mathematics | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Transformações de Möbius: uma proposta de ensino lúdico para alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Möbius Transformations: a playful teaching proposal for high school students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma abordagem para o estudo dos números complexos, introduzindo o conceito das Transformações de Möbius para os alunos do Ensino Médio, por meio de atividades lúdicas. Nele, são apresentados aspectos históricos dos números complexos, sua estrutura algébrica e a representação no plano cartesiano, para posteriormente inserir o estudo de funções envolvendo os números complexos, de forma a complementar significativamente o estudo de tal conteúdo. A dissertação é justificada pelo fato de muitos alunos possuírem dificuldades com as manipulações algébricas dos números complexos, bem como o comportamento de suas operações no plano cartesiano. Almejando um caráter qualitativo, foi escolhida a metodologia lúdica como ferramenta primordial para facilitar os estudos das Transformações de Möbius. Utilizamos ainda fundamentos de alguns teóricos pedagógicos, historiadores e estudiosos da Matemática, de forma a relacionar o desenvolvimento cognitivo do estudante, contribuindo na sua formação social e, possivelmente, despertar o interesse pela disciplina. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As transformações de Möbius - uma proposta de ensino lúdico para.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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