00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sheyla Christine Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3423356737122965pt_BR
dc.contributor.referee1Freires, Leogildo Alves-
dc.creatorSouza, Valentina Bezerra de-
dc.date.accessioned2023-03-30T21:25:58Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2023-03-30T21:25:58Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Valentina Bezerra de. Ciberespaço e a formação do self: exposição de adolescentes no Facebook. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10818-
dc.description.abstractAs a result of technological advances in recent years, face-to-face communication has given way to cyberspace due to the growing adherence to virtual social networks, with Facebook being the most popular social network in the world. In this context of expanding digital culture, it becomes relevant to analyze the implications emerging from the practices that occur in cyberspace. The aim of this article is to analyze the exposure of adolescents on Facebook and its implications for the formation of the self in this age group. A search in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Psychology Electronic Periodicals (PePSIC) and Virtual Health Library Psychology Brazil (BVS Psi) databases was carried out, followed by two analyses: the first on the bibliometric data of the selected articles and the second on the results generated by the Iramuteq software from the creation of the text corpus formed by the results and conclusions of the articles of this review. The results were presented in 3 dimensions: 1) formation of the self among adolescent users in Facebook; 2) risks related to exposure in Facebook and 3) adolescents in the cyberspace field. The conclusion suggests that the possible implications of adolescent exposure in cyberspace are processes circulated by many variables, with more or less connection that impact the self from elements such as: economy of interpersonal investment, prolonged time in cyberspace, new possibilities of interaction, participation and creation of identification models through groups, excess of information and content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectExposiçãopt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectExposurept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCiberespaço e a formação do self: exposição de adolescentes no Facebookpt_BR
dc.title.alternativeCyberspace and the formation of the self: adolescents' exposure on Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEm decorrência do avanço tecnológico nos últimos anos, a comunicação presencial tem cedido lugar para o ciberespaço diante da adesão crescente às redes sociais virtuais, sendo o Facebook a rede social mais popular do mundo. Neste contexto de expansão da cultura digital, torna-se relevante analisar as implicações emergentes das práticas que ocorrem no ciberespaço. O objetivo deste artigo é analisar a exposição de adolescentes no Facebook e suas implicações para a formação do self nessa faixa etária. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS Psi), seguida por duas análises: a primeira, sobre os dados bibliométricos dos artigos selecionados e a segunda sobre os resultados gerados pelo software Iramuteq a partir da criação do corpus textual formado pelos resultados e conclusões dos artigos desta revisão. Os resultados foram apresentados em 3 dimensões: 1) formação do self entre usuários adolescentes no Facebook; 2) riscos relacionados a exposição no Facebook e 3) adolescentes no campo do ciberespaço. A conclusão sugere que as possíveis implicações da exposição do adolescente no ciberespaço são processos circulados por muitas variáveis, com maior ou menor conexão que impactam o self a partir de elementos como: economia do investimento interpessoal, tempo prolongado no ciberespaço, novas possibilidades de interação, participação e criação de modelos de identificação através de grupos, excesso de informação e conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciberespaço e a formação do self - exposição de adolescentes no Facebook.pdf565.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.