06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee2Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.creatorBrandão, Maria Suelly da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-28T13:53:05Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-03-28T13:53:05Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Maria Suelly da Silva. Educação do/no campo: um estudo sobre a Escola Municipal de Educação Básica Dr. Antenor Correia Serpa, localizada na comunidade quilombola Cruz, Delmiro Gouveia – AL. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10780-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the education experience of / in the countryside and in particular in the quilombola communities, having as object of study the Municipal School of basic education Dr. Antenor Correia Serpa, located in the Quilombola communities Cruz, in Delmiro Gouveia / AL. The research sought to first identify the historical formation, from the bibliographic review, in addition to analyzing the challenges for the materialization of education in the countryside in that school. The results obtained from the countryside research reveal that the teachers present a distant notion about the theme, there is not a full knowledge of the education of / in the countryside, since this implies knowledge of the reality of the countryside, the participation of the subjects, the autonomy and questioning of the current society. However, it was found that in regard to quilombola education, the school has been operating in accordance with law 10639/03, since 2008. Thus, we concluded that, taking into account the difficulties related to knowledge about education of / in countryside, the school contributes to the teaching / learning of children, offering content that promote the history of resistance and the struggle of their ancestors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectFormação territorialpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação territorialpt_BR
dc.subjectTerritorial Formationpt_BR
dc.subjectEducation in the Countrysidept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONALpt_BR
dc.titleEducação do/no campo: um estudo sobre a Escola Municipal de Educação Básica Dr. Antenor Correia Serpa, localizada na comunidade quilombola Cruz, Delmiro Gouveia – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por finalidade analisar a experiência de educação do/no campo e em particular nas comunidades quilombolas, tendo como objeto de estudo a Escola Municipal de Educação Básica Dr. Antenor Correia Serpa, localizada na comunidade Quilombola – Cruz Delmiro Gouveia/AL. Na pesquisa buscou-se identificar primeiramente a formação histórica, a partir da revisão bibliográfica, além de analisar os desafios para a materialização da educação do/no campo na referida escola. Os resultados obtidos, a partir da pesquisa de campo revelam que as professoras apresentam uma noção distante sobre a temática, não há um pleno conhecimento da educação do/no campo, uma vez que esta implica o conhecimento da realidade do campo, a participação dos sujeitos, a autonomia e o questionamento da sociedade vigente. Entretanto, foi constatado que em relação à educação quilombola, a escola funciona de acordo com a lei 10639/03, desde o ano de 2008. Desta forma, conclui-se que, levando em consideração as dificuldades relacionadas ao conhecimento sobre educação do/no campo, a referida escola contribui para o ensino/aprendizagem das crianças, ofertando conteúdos que contemplam a história de resistência e da luta dos seus antepassadospt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.