00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo educacional inclusivo dos surdos em Alagoas: um estudo histórico-social
Título(s) alternativo(s): The inclusive educational process of the deaf in Alagoas: a historical-social study
Autor(es): Leite, Tamires de Campos
Primeiro Orientador: Silva, Maria Angélica da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Radjalma da Silva
Resumo: Essa pesquisa objetiva compreender as implicações das políticas nacionais – voltadas para a educação de surdos – nas políticas educacionais voltadas às pessoas surdas do estado de Alagoas. Na qual, a questão que orientou esse estudo foi: Quais as influências entre as políticas para a educação de surdos a nível nacional e os encaminhamentos políticos específicos do contexto alagoano para a educação de surdos? Diante desse questionamento, foi realizado um estudo qualitativo, sendo os dados obtidos por meio de pesquisa documental das políticas, leis e dispositivos legais voltados para a educação de surdos no Brasil e em Alagoas no período de 1990 a 2021. Para análise, utilizamos a teoria do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball. Assim, como resultado dos dados interpretados foi apreendida que as políticas públicas voltadas para a educação do surdo no Brasil promulgadas desde os anos de 1990 emergiu em um contexto governamental conservador de políticas de cunho neoliberal que apresenta problemas estruturais e financeiros no sistema educacional relacionados ao corte orçamentário na educação. Assim, o que se dispõe na lei não se converteu automaticamente em ações palpáveis de curto prazo para educação das pessoas surdas com foco na implantação e desenvolvimento de uma educação bilíngue. Porque, para que a lei consiga ser materializada nos diversos níveis e modalidades de ensino é preciso, entre outros fatores, espaços inclusivos com recursos materiais e formação adequada dos profissionais.
Abstract: The present research aims to understand the implications of national politics - oriented towards deaf education - in educational politics to deaf people in the states of Alagoas. In which, the question that guided this study was: Which are the influences between the national politics for deaf education and the specific political implementations in the context of Alagoas for deaf education? Thus, a qualitative study was carried, being the data obtained through a documentary research of the politics, laws and legal devices oriented towards deaf education in Brazil and Alagoas between the years of 1990 and 2021. For the analysis, the theory of the political cycle proposed by Stephen Ball was used. So, as result of the interpreted data, it was understood that the public politics for deaf education in Brazil enacted since 1990 emerged in a conservative governamental context of neoliberal politics that presents structural and financial problems in the educational system related to the budgetary cut in education. This way, what the law presents wasn’t converted automatically into short-term tangible actions for deaf education with focus on the implementation and development of a bilingual education. Because, for the law to be able to be materialized in the various levels and modalities o teaching it is needed, among other factors, inclusive spaces with material resources and professional adequate training.
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas- educação
Políticas educacionais-Surdos
Educação de surdos- Alagoas
Evaluation of public policies - education
Deaf Educational Policies
Education for the deaf - Alagoas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras)
Citação: LEITE, Tamires de Campos,. O processo educacional inclusivo dos surdos em Alagoas: um estudo histórico-social. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10774
Data do documento: 15-dez-2022
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