Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gianini, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288167787924464 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Ednaldo Candido Moreira | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli Dos | - |
dc.creator | Silva, José Emerson Machado da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T19:29:12Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T19:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Emerson Machado da. Cartas de um estagiário: a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de teatro. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10742 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents letters addressed to future interns of the Ufal Theater Degree course, in order to share some concerns and experiences lived by me as a former intern of this degree. Research carried out from observations made during my Supervised Internship in Basic Education schools, in dialogue with the Doctoral thesis of Professor Doutor Marcelo Gianini and with the National Curricular Parameters for the area of Art, which seeks to show a reality that many interns will find in the during their teacher training, since at least half of their training will take place in places like this, where they will experience and experience the practice of their area of work. We seek to bring a way to guide these trainees with the objective of reassuring them of the possible fear that this experience may cause before starting their activities. Through this work it is possible to find a way to alleviate this fear arising from insecurities, although it is not the solution to the problem, but it can serve as a kind of guide for those who are in their first Supervised Internship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Teatro - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Theater teaching | pt_BR |
dc.subject | Art teaching | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship | pt_BR |
dc.subject | Theater teacher training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.title | Cartas de um estagiário: a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de teatro | pt_BR |
dc.title.alternative | Letters from an intern: the importance of the supervised internship in the training of theater teachers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este presente trabalho de conclusão de curso apresenta cartas endereçadas aos futuros estagiários(as) do curso de Teatro Licenciatura da Ufal, com o intuito de compartilhar algumas inquietações e experiências vividas por mim como ex-estagiário desta licenciatura. Pesquisa realizada a partir de observações feitas durante meu Estágio Supervisionado em escolas de Educação Básica, em diálogo com a tese de Doutorado do Professor Doutor Marcelo Gianini e com os Parâmetros Curriculares Nacionais para área de Arte, que procura mostrar uma realidade que muitos estagiários encontrarão no decorrer de sua formação docente, visto que, pelo menos, metade de sua formação acontecerá em lugares como este, nos quais vivenciarão e experimentarão a prática de sua área de trabalho. Busca-se trazer uma forma de guiar esses estagiários(as) com o objetivo de tranquilizá-los do eventual medo que esta experiência pode provocar antes do início de suas atividades. Através desse trabalho é possível encontrar uma maneira de amenizar esse medo decorrente de inseguranças, ainda que não seja a solução do problema, mas pode servir como uma espécie guia para aqueles(as) que estão em seu primeiro Estágio Supervisionado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cartas de um estagiário a importância do estágio supervisionado na formação.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.