00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gianini, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Ednaldo Candido Moreira-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli Dos-
dc.creatorSilva, José Emerson Machado da-
dc.date.accessioned2023-03-21T19:29:12Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T19:29:12Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, José Emerson Machado da. Cartas de um estagiário: a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de teatro. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10742-
dc.description.abstractThis course conclusion work presents letters addressed to future interns of the Ufal Theater Degree course, in order to share some concerns and experiences lived by me as a former intern of this degree. Research carried out from observations made during my Supervised Internship in Basic Education schools, in dialogue with the Doctoral thesis of Professor Doutor Marcelo Gianini and with the National Curricular Parameters for the area of Art, which seeks to show a reality that many interns will find in the during their teacher training, since at least half of their training will take place in places like this, where they will experience and experience the practice of their area of work. We seek to bring a way to guide these trainees with the objective of reassuring them of the possible fear that this experience may cause before starting their activities. Through this work it is possible to find a way to alleviate this fear arising from insecurities, although it is not the solution to the problem, but it can serve as a kind of guide for those who are in their first Supervised Internship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTheater teachingpt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectTheater teacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleCartas de um estagiário: a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de teatropt_BR
dc.title.alternativeLetters from an intern: the importance of the supervised internship in the training of theater teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho de conclusão de curso apresenta cartas endereçadas aos futuros estagiários(as) do curso de Teatro Licenciatura da Ufal, com o intuito de compartilhar algumas inquietações e experiências vividas por mim como ex-estagiário desta licenciatura. Pesquisa realizada a partir de observações feitas durante meu Estágio Supervisionado em escolas de Educação Básica, em diálogo com a tese de Doutorado do Professor Doutor Marcelo Gianini e com os Parâmetros Curriculares Nacionais para área de Arte, que procura mostrar uma realidade que muitos estagiários encontrarão no decorrer de sua formação docente, visto que, pelo menos, metade de sua formação acontecerá em lugares como este, nos quais vivenciarão e experimentarão a prática de sua área de trabalho. Busca-se trazer uma forma de guiar esses estagiários(as) com o objetivo de tranquilizá-los do eventual medo que esta experiência pode provocar antes do início de suas atividades. Através desse trabalho é possível encontrar uma maneira de amenizar esse medo decorrente de inseguranças, ainda que não seja a solução do problema, mas pode servir como uma espécie guia para aqueles(as) que estão em seu primeiro Estágio Supervisionado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartas de um estagiário a importância do estágio supervisionado na formação.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.