00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10730
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A enfermagem forense como componente curricular dos cursos de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Brandão, Valéria de Souza
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Ana Carolina Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Gleicy Karine Nascimento de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Nemório Rodrigues
Resumo: INTRODUÇÃO: deve-se dar o reconhecimento da violência como uma questão de saúde pública, por seu impacto nos âmbitos biológicos, sociais e psicológicos, nesse contexto, a especialidade forense na área da enfermagem se configura pela aplicação dos conhecimentos científicos e técnicos do Enfermeiro em casos forenses, havendo o cruzamento entre o sistema de saúde e o sistema penal. OBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam a enfermagem forense como componente curricular nos cursos de enfermagem. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: 1) elaboração da questão norteadora; 2) seleção dos descritores; 3) cruzamento dos descritores para elaboração das combinações; 4) avaliação dos artigos incluídos na amostra; 5) interpretação dos dados; 6) apresentação dos resultados que foram analisadas nas bases de dados MEDLINE via PubMed, Bireme via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scopus. Além disso, foi realizado o cruzamento na literatura cinzenta, através do Google Scholar e Teses e Dissertações da CAPES. RESULTADOS: das 23 produções científicas incluídas no presente estudo evidencia-se a presença significativa de produções nacionais (n=12), as quais ressaltam a importância da enfermagem forense como componente curricular nos cursos de graduação em enfermagem. Os estudos foram divididos em a) analisaram os componentes curriculares; b) desenvolveram estratégias de inclusão da enfermagem forense como componente curricular; c) avaliaram a eficácia da inclusão da enfermagem forense nos cursos de graduação em enfermagem; d) avaliaram o nível de conhecimento dos estudantes acerca da enfermagem forense. A inclusão de cursos eletivos na grade curricular é a forma mais evidente de inserção da enfermagem forense no componente curricular. CONCLUSÃO: é importante e necessário que os enfermeiros generalistas conheçam a temática da enfermagem forense, sendo esta fundamental para a qualidade do atendimento aos pacientes vítimas de violência. Dessa forma, entende-se que a inserção da enfermagem forense no componente curricular pode ser feita através matérias eletivas ou pela integração de conteúdos que abordem a temática diretamente em matérias já existentes.
Abstract: INTRODUCTION: violence must be recognized as a public health issue, due to its impact on the biological, social and psychological spheres, in this context, the forensic specialty in the area of nursing is configured by the application of scientific and technical knowledge of the Nurse in forensic cases, with the intersection between the health system and the penal system. OBJECTIVE: This study aimed to analyze the scientific productions that address the forensic nursing as a curricular component in nursing courses. METHOD: This is a methodological study of the integrative literature review type. The research followed the following steps: 1) preparation of the guiding question 2) selection of descriptors; 3) cross-referencing of descriptors to create the combinations that were analyzed in the MEDLINE databases via PubMed, Bireme via the Virtual Health Library (BVS) and Scopus, in addition to crossing gray literature, Google Scholar and CAPES Theses and Dissertations. RESULTS: There is a significant presence of national productions – 12 out of a total of 23 scientific productions – which emphasize the importance of forensic nursing as a curricular component in undergraduate nursing courses. They are divided into studies that analyzed the curricular components, studies that developed strategies to include forensic nursing as a curricular component, studies that evaluated the effectiveness of including forensic nursing in undergraduate nursing courses, and studies that evaluated the students' level of knowledge about forensic nursing. CONCLUSION: It is important and necessary for generalist nurses to know the topic of forensic nursing, which is fundamental for the quality of care for patients who are victims of violence. Thus, it is understood that the insertion of forensic nursing in the curricular component can be done through elective subjects or by inserting contents that address the theme directly in existing subjects.
Palavras-chave: Formação acadêmica
Academic forensic
Ensino
Teaching
Enfermagem forense
Forensic nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: BRANDÃO, Valéria de Souza. A enfermagem forense como componente curricular nos cursos de enfermagem: uma revisão integrativa. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10730
Data do documento: 3-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A enfermagem forense como componente curricular nos cursos de enfermagem: uma revisão integrativa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso512.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.