00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee2Silva, Lúcia de Mendonça Ribeiro-
dc.creatorMiranda, Lêda Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751627665649033pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T22:14:18Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-16T22:14:18Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.citationMIRANDA, Lêda Oliveira de. Formação pedagógica e a construção da identidade docente dos professores no contexto de uma faculdade de medicina. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10723-
dc.description.abstractThe exercise of teaching transcends technical competence, involves multiple skills linked to the teaching activity, that is, teacher training based on a perspective of critical reflection on practice. Thus, studies on the themes of pedagogical training and teacher identity have been increasingly essential and urgent. This Academic Work of Course Completion - TACC aimed to analyze the process of pedagogical training and construction of the teaching identity of professors at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas. This is an exploratory, descriptive study with a quanti-qualitative approach, carried out on the premises of the Faculty of Medicine-FAMED of the Federal University of Alagoas. To know the profile, an online questionnaire created on Google Forms was applied to all medical professors (119), but only 39 answered the questionnaire. In a second moment, the technique of semi-structured interviews was used, carried out with 15 professors who participated in the first stage (answering the questionnaire) and who agreed to be interviewed. For the speech analysis step, content analysis was used as proposed by Bardin (2016). During the speech analysis process, the following categories were identified: teacher training and teaching practice, in addition to the subcategories: formal education, teaching experience, teaching and learn by doing. It was evident in the conclusion that most of the interviewed teachers have training in the pedagogical area, however, many of them acquired it during their career. Thus. the teaching identity was built as they gained experience and improved their practice. Based on these results, a guidebook was created as a product with the title: "How to plan, organize and carry out a pedagogical journey in Medicine courses", with the aim of collaborating with the coordination of the graduation of the medicine course in the elaboration , as well as with the planning of the Pedagogical Journey, a unique moment of studies and reflections on the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação médica e continuadapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectContinuing medical educationpt_BR
dc.subjectAcademic educationpt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleFormação pedagógica e a construção da identidade docente dos professores no contexto de uma faculdade de medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO exercício da docência transcende a competência técnica, envolve múltiplas habilidades vinculadas a atividade docente, ou seja, uma formação docente pautada numa perspectiva de reflexão crítica sobre a prática. Assim, estudos sobrea as temáticas formação pedagógica e identidade docente tem sido cada vez mais imprescindível e urgente. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC teve como objetivo analisar o processo de formação pedagógica e de construção da identidade docente dos professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado nas dependências da Faculdade de Medicina-FAMED da Universidade Federal de Alagoas. Para conhecimento do perfil, foi aplicado questionário on-line criado no Google Forms para a totalidade dos docentes médicos (119), mas apenas 39 responderam ao questionário. Em um segundo momento utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizada com 15 docentes que participaram da primeira etapa (responderam ao questionário) e que aceitaram ser entrevistados. Para a etapa de análise das falas, foi utilizada a análise de conteúdo como proposta por Bardin (2016). Durante o processo de análise das falas, foram identificadas as seguintes categorias: formação docente e prática docente, além das subcategorias: educação formal, experiência docente, ensinar e learn by doing. Ficou evidente na conclusão que a maioria dos docentes entrevistados têm formação na área pedagógica, no entanto, muitos destes, adquiriram-na no decorrer da carreira. Assim, a identidade docente construiu-se à medida que foram ganhando experiência e aperfeiçoando a prática. A partir destes resultados foi criado, como produto, um guia de orientação com o título: “Como planejar, organizar e realizar uma jornada pedagógica em cursos de Medicina”, com o fito de colabora com a coordenação de graduação do curso de medicina na elaboração, assim como com o planejamento da Jornada Pedagógica, momento ímpar de estudos e reflexões sobre o processo ensino aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.