00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves Júnior, Waldemar Antônio das-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171382280255590pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Carlos Dimas Martins-
dc.creatorCarvalho, Leydjane Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175203674541319pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T22:06:09Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2023-03-16T22:06:09Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Leydjane Nunes. O ensino da comunicação na formação médica: uma perspectiva de promover o cuidado integral. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10721-
dc.description.abstractIntroduction: this work is composed of an article and four educational products from the research entitled "teaching communication in medical training: a perspective of fostering full care". Relational skills such as communication and empathy are important tools for medical practice. These strengthen the bond between professional and patient and promote co-responsibility in care. Many studies relate the importance of addressing empathic and communication skills during undergraduate teaching, proposing ways to exercise empathy and pointing possible ways to teaching with a view to developing empathic potential, considered fundamental for better results in health care. The motivation for the present study arose from the author's personal, academic, and professional experience, who, over the years working in public health, observed communication problems with the patient. The Professional Master's in Health Teaching was a journey of great learning, providing new discoveries, especially in the universe of research, with the richness of the interdisciplinary look, coupled with the great power of education and teaching in health, a fruitful space for the construction of good care practices. Objective: to analyze the contribution of communication teaching in the training of medical students at a public university in northeastern Brazil as a promotion of the enhancement of full care. Method: a focus group was conducted with 06 students from the 11th period of the medical course; the data were analyzed according to the method proposed by Malheiros (2011). Results: it was evidenced that the teaching of communication in medical education in the public university surveyed is still superficial and little explored. Despite the efforts of some teachers to promote discussions and reflections on the subject, the approach is still fragmented and hinders the development of communication skills throughout training, as recommended by the National Curriculum Guidelines (NCG) of the course in question. The performance of students in communication with the patient is not evaluated during the formative course. Based on this, the educational products proposed in this thesis intend to contribute as tools for the teaching and evaluation of communication skills of the medical student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectCommunication skillspt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleO ensino da comunicação na formação médica: uma perspectiva de promover o cuidado integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: este trabalho é composto por um artigo e quatro produtos educacionais oriundos de pesquisa intitulada “o ensino da comunicação na formação médica: uma perspectiva de fomentar o cuidado integral”. Habilidades relacionais como a comunicação e a empatia são ferramentas importantes para a atuação médica. Estas fortalecem o vínculo entre profissional e paciente e promovem a corresponsabilidade no cuidado. Muitos estudos relacionam a importância da abordagem das habilidades empáticas e de comunicação durante o ensino na graduação, propondo maneiras de exercitar a empatia e apontando possíveis caminhos para o ensino com vistas a desenvolver o potencial empático, considerado fundamental para melhores resultados na assistência em saúde. A motivação para o presente estudo surgiu da experiência pessoal, acadêmica e profissional da autora, que, ao longo dos anos atuando na saúde pública, observou problemas de comunicação com o paciente. O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde foi uma jornada de muito aprendizado, proporcionando novas descobertas, sobretudo no universo da pesquisa, com a riqueza do olhar interdisciplinar, atrelando a isso a grande potência da educação e do ensino na saúde, espaço profícuo para a construção de boas práticas do cuidado. Objetivo: analisar a contribuição do ensino da comunicação na formação dos estudantes de Medicina de uma universidade pública do nordeste brasileiro como promoção do fomento ao cuidado integral. Método: foi realizado um grupo focal com 06 estudantes do 11o período do curso de Medicina; os dados foram analisados conforme o método proposto por Malheiros (2011). Resultados: evidenciou-se que o ensino da comunicação na formação médica na universidade pública pesquisada ainda é superficial e pouco explorado. Apesar dos esforços de alguns docentes em promover discussões e reflexões sobre o tema, a abordagem ainda é fragmentada e dificulta o desenvolvimento da competência da comunicação ao longo da formação, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN ́s) do curso em questão. O desempenho dos estudantes na comunicação com o paciente não é avaliado durante o percurso formativo. Com base nisso, os produtos educacionais propostos neste TACC pretendem contribuir como ferramentas para o ensino e avaliação das habilidades comunicacionais do estudante de Medicina.pt_BR
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