00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Farias, Antonio Jose Ornellas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Sérgio Albuquerque-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.creatorCosta, Marcos Fábio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313453247076541pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T20:26:09Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-16T20:26:09Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Fábio Ferreira. Jogo quiz em aplicações de física para smartphone: fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10709-
dc.description.abstractGiven the reality that most public school students have a smartphone, they are considered to be digital natives, we propose the use of a digital application to encourage the learning of Physics inside and outside the classroom. One of the biggest questions in contemporary education is how to use digital devices in the classroom. In schools, it is notable that most students are distracted from classes due to the misuse of electronic devices, such as cell phones and tablets. The main objective of this dissertation is to analyze and investigate the possible pedagogical benefits that can arise from the use of smartphones in the classroom in a controlled and mediated way by the teacher. In this case, the smartphone starts to be used as a propulsion mechanism, thus attracting the interest of students, facilitating the learning of Physics contents, such as the subjects covered on wave and corpuscular light phenomena. For convenience reasons, we chose the José Correia da Silva Titara state school to carry out our application, which, even though it is a public school, more than 95% of students have a smartphone. Our approach was based on action research, which drew on the contributions of great thinkers in science, which we can mention, Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton, Thomas Young and etc. Our proposal here, as a product of our dissertation, is the creation of a smartphone application, a game entitled "Quiz game in smartphone physics applications: Wave and corpuscular phenomena of light" which has as main characteristics the healthy competition in which everyone wins, the cooperation between players in a playful way and associated with the use of technologies, thus generating a new perspective on the use of electronic devices during physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of the attractive activity. We also used a questionnaire, which was applied to the students, which enabled us to verify how useful our game was as an auxiliary tool in learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOndas (Física)pt_BR
dc.subjectQuizpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectWavespt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectQuizpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectSchool and Mobilept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleJogo quiz em aplicações de física para smartphone: fenômenos ondulatórios e corpusculares da luzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante da realidade de que grande parte dos alunos das escolas públicas possuem smartphone, de modo que são considerados como sendo nativos digitais, propomos a utilização de um aplicativo digital para estimular o aprendizado de Física dentro e fora da sala de aula. Um dos grandes questionamentos no ensino contemporâneo é sobre como utilizar aparelhos digitais em sala de aula. Nas escolas, é notável que boa parte dos alunos se distraem das aulas pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos, tais como celulares e tablets. A presente dissertação tem como objetivo principal, analisar e investigar os possíveis benefícios pedagógicos que podem surgir devido ao uso do smartphone em sala de aula de maneira controlada e mediada pelo professor. Nesse caso, o smartphone passa a ser utilizado como sendo mecanismo propulsor, atraindo assim o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem de conteúdos de Física, tais como os assuntos abordados sobre fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz. Por questões de conveniência escolhemos a escola estadual José Correia da Silva Titara para a realização de nossa aplicação, que mesmo sendo uma escola pública, mais de 95% dos alunos possuem smartphone. A nossa abordagem foi baseada em pesquisa-ação, a qual valeu-se das contribuições de grande pensadores das ciências, os quais podemos citar, Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton, Thomas Young e etc. Nossa proposta aqui, como produto de nossa dissertação, é a criação de um aplicativo de smartphone, um jogo intitulado “Jogo quiz em aplicações de física para smartphone: Fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz” o qual tem como características principais a competição saudável em que todos ganham, a cooperação entre os jogadores de maneira lúdica e associada ao uso de tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Também utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no aprendizado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo quiz em aplicações de física para smartphone - fenômenos ondulatórios e.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.