00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Auxiliadora Damianne Pereira Vieira da-
dc.contributor.referee1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.referee2Oliveira, Michelle Jacintha Cavalcante-
dc.contributor.referee3Kassar, Samir Buainain-
dc.creatorBarbosa, Maria Luísa Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516553643144817pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T22:15:38Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2023-03-08T22:15:38Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Luísa Melo. Efeitos do treinamento físico com exergames em adolescentes sedentários e/ou com excesso de peso. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10652-
dc.description.abstractActive behavior and physical activity can be differentials for adequate growth and development during adolescence. Obesity, sedentary lifestyle and dyslipidemia are factors related to the gradual increase in the onset of cardiovascular and chronic metabolic diseases. Goal: The study aimed at assessing the effects of a protocol for physical training that uses active video games with sedentary adolescents. Methods: Longitudinal study that used non-controlled intervention and convenience sample, which followed adolescents separately, ages between 10 to 17, both genders. The intervention consisted of physical training that uses active video games (AVG) for two months in 24 sessions, under personal supervision by the researchers. The adolescents’ body composition, physical fitness, cardiovascular indicators and biochemical exams were assessed. Data analysis was done on Stata® Statistical Software, using Kolmogorov Smirnov test and Student “t” test, with a reliability interval at 95%. Results: Among the 14 adolescents that completed the physical training, we could observe a decrease in their body fat percentage, improvement of their strength and push up variables, decrease in postexercise heart rate and systolic blood pressure, both initial and final. Conclusion: Exercise intervention based on active video games can reduce cardiovascular risk factors and improve muscle strength.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectSedentary Behaviorpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento físico com exergames em adolescentes sedentários e/ou com excesso de pesopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO comportamento ativo e a atividade física, podem ser diferenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados durante a adolescência. Obesidade, sedentarismo e dislipidemia são fatores relacionados ao aumento gradativo do aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas crônicas. Objetivo: Analisar os efeitos da intervenção de treinamento físico com videogames ativos sobre indicadores de risco cardiovascular em adolescentes sedentários. Método: Trata-se de estudo quase experimental, de intervenção clínica não controlado, com amostra por conveniência, de adolescentes matriculados em escola pública, idades entre 10 e 17 anos, de ambos os sexos. Os 14 adolescentes sedentários (IPAQ), concluíram a intervenção, que consistiu em treinamento físico utilizando videogames ativos, por 2 meses em 24 sessões, com monitoramento individualizado. Foram avaliados composição corporal, aptidão física, indicadores cardiovasculares e exames bioquímicos. A análise de dados foi realizada no Stata® Statistical Software, utilizando os teste de Kolmogorov Smirnov para verificar a normalidade da amostra e o test “t” de Student para diferença de médias, com o intervalo de confiança a 95%. Resultados: O treinamento físico com exergames diminuiu os níveis da pressão arterial sistólica, pré (109,81mmHg, para 105,87mmHg, p<0,01) e pós exercício (111,01 mmHg, para 105,93, p<0,01), quando avaliadas ao longo das 24 sessões de intervenção e aumento da força muscular de membros superiores (17,42) ±9,89 rpm para 25,71 ±7,88 rpm, p=0,02). Não houve diminuição nos valores referentes a composição corporal. Conclusão: A intervenção de exercícios baseada em videogames ativos pode reduzir os fatores de risco cardiovasculares e melhorar a força muscular.pt_BR
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